MAPA – NUT- EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – 54/2023

Você como nutricionista precisa estudar sobre alguns conceitos, para conhecer quais os tipos de
abordagem precisa ter para uma educação nutricional de sucesso. Você conhece quais seriam esses
conceitos?
Promover um campo comum de reflexão e orientação prática, no conjunto de iniciativas de Educação
Alimentar e Nutricional (EAN) que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemple os
diversos setores vinculados ao processo de distribuição, abastecimento e consumo de alimentos. Nesse
sentido, a EAN integrada a estratégias mais amplas para o desenvolvimento, poderá contribuir para
melhorar a qualidade de vida da população.
Fonte: BEZERRA, José Arimatea Barro. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. Fortaleza:
Edições UFC, 2018.
A finalidade da educação é transmitir informações e comunicar, penetrando na história de vida do indivíduo,
na inserção social e cultural, no universo de significados afetivos que dão sentido às práticas da educação.
Fonte: LEITE, M. M. J.; PRADO, C.; PERES, H. H. C. Educação em saúde: desafios para uma prática
inovadora. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
Você foi convidado a ser o Nutricionista integrante de uma equipe que vai desenvolver um projeto
multidisciplinar em uma empresa privada de sua cidade. Neste projeto, vários profissionais da área da
saúde, além do nutricionista, estarão desenvolvendo atividades, como o educador físico, fisioterapeuta,
fonoaudióloga e médico, que vão identificar possíveis deficiências e dificuldades, montando um plano de
ação com as necessidades encontradas.
No caso da nutrição, você terá que organizar e estruturar ações de educação alimentar e nutricional, que
serão desenvolvidas com diferentes grupos de pessoas dessa empresa. Mas para isso ocorrer, você terá que
estudar todas as etapas e pontos importantes para realizar essa educação em saúde, como por exemplo, as
teorias pedagógicas, fatores do comportamento alimentar e pontos importantes para aconselhamento
dietético.
Com base no conhecimento e estudo adquirido no decorrer da disciplina de Educação Alimentar e
Nutricional, você consegue identificar quais as etapas e conceitos que você precisa aprofundar para realizar
esse trabalho? E como poderá ser feito o aconselhamento dietético?
Depois das informações citadas acima, é hora de iniciarmos nosso projeto.
Você como Nutricionista contratado, indique quais pontos seriam importantes de serem estudados, para
realizar uma atividade de educação alimentar e nutricional de sucesso?
1 – Pensando em processo de educação e comunicação em saúde, sugira alguns pontos que devem ser
levados em consideração para que a teoria seja colocada da melhor forma e entendimento para o grupo
citado.
2 – Você estudou as principais teorias pedagógicas para prática de educação. Devido a cognição ser de
extrema importância quando pensamos em processo de aprendizagem, a teoria do estágio cognitivo de
Piaget se torna importante para o processo de educação. Analisando os estágios dessa teoria, aponte qual
deles seria imprescindível estudar para aplicar educação alimentar e nutricional no grupo de adultos dessa
empresa, justificando sua resposta.
3 – Vamos para seu primeiro treinamento. Depois de ter aplicado um questionário para conhecer questões
de hábitos alimentares do grupo a ser trabalhado, você encontrou relatos que alguns colaboradores
pretendem fazer algumas mudanças em seu comportamento alimentar durante a aplicação do projeto, eles
até descreveram que a forma que fazem atualmente pode trazer malefícios a saúde deles, mas ainda sentem
alguns obstáculos para a mudança. Pensando no modelo transteórico, cite e explique por qual estágio de
20/11/23, 17:47 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/3
mudança esse grupo está passando.
4 – Agora, chegou o momento de relatar a equipe do projeto quais seriam suas intervenções com o grupo
de colaboradores dessa empresa. Lembrando que os temas devem levar em consideração que temos grupo
de adultos e idosos. Enumere 3 temas que você acha de grande relevância e realize o planejamento de 1
deles de forma detalhada utilizando o quadro abaixo. Utilize sua criatividade e o material extra para te
auxiliar na construção desta ação.
Título da Atividade
Público-Alvo
Objetivo geral da Atividade
Materiais de Apoio necessários
Descrição da atividade
Para realizar esta atividade você deverá realizar a leitura das Unidades 1, 2, 3, 4 e 5 do livro
pedagógico.
Para responder os itens apresentado, você deverá pesquisar e analisar a teoria do livro e utilizar os
conhecimentos adquiridos que serão complementados com a reprodução das aulas conceituais e das
aulas ao vivo. Apresente as respostas de forma sequencial no campo de respostas em seu Formulário
Mapa disponível em Material da Disciplina, salvar no formato PDF conforme as instruções e anexar no
campo de resposta da Atividade MAPA.
Material Complementar para respostas disponíveis na Sala do Café.

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp