Imagine a situação hipotética em que você, pedagogo(a) formado(a), iniciou sua atividade profissional em
uma Escola de Educação Infantil com uma turma de crianças na faixa etária de 5 anos. Um dos objetivos
propostos no planejamento para esta faixa etária, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –
Etapa Educação Infantil, é: “Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus
interesses e necessidades em situações diversas” (BRASIL, 2017, p. 47). Diante disso, em sua hora-atividade,
você se propôs a buscar uma forma de desenvolver estas habilidades com algum brinquedo que pudesse
ser construído pelos(as) alunos(as) com material reciclável.
Fonte: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em:
28 ago. 2023.
Assim, a sua atividade MAPA consiste em:
1. Construir um brinquedo que trabalhe as habilidades solicitadas no objetivo da BNCC supracitado,
utilizando materiais recicláveis. Ao escolher o brinquedo, você deve considerar a idade das crianças (5 anos)
e a capacidade de construí-lo com autonomia. Anexar duas fotos no formulário padrão da Atividade MAPA:
uma de você construindo o brinquedo e outra somente do brinquedo pronto.
2. Elaborar um plano de aula que contemple a realização desta atividade, contendo: nome da atividade,
conceito psicomotor (trabalhado na atividade), objetivo, desenvolvimento da atividade e recursos
necessários para a aplicação da atividade.
3. Elaborar um texto (mínimo de 15 e máximo de 20 linhas) explicando sobre o conceito psicomotor
trabalhado nesta atividade e a importância do brincar na intervenção psicomotora. Colocar pelo menos uma
citação direta de até três linhas, de acordo com as normas da ABNT.