1ª QUESTÃO
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Texto 1
PPP deve ser elaborado coletivamente partindo do diagnóstico do contexto escolar, por meio do qual se dará
a definição das ações. Contudo, no cotidiano escolar, o principal desafio na elaboração desse documento é o
envolvimento e a participação da comunidade educativa. Vale ressaltar que, por meio da participação, as
pessoas avaliam as ações realizadas, propõem novos caminhos, partilham seus saberes e experiências, por
isso, a importância de que haja realmente a participação de todos e que por essa razão é um processo
inconcluso, ou seja, está sempre em construção (FILIPIM; PASQUINI, SOUZA, 2018, p. 82).
Fonte: FILIPIM, Priscila Viviane de Souza; PASQUINI, Adriana Salvaterra; SOUZA, Marcia Maria Previato de.
Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar,
2018.
Texto 2
A Constituição Federal de 1988, no artigo 206, e a LDB nº 9.394/1996, no artigo 14, estabelecem os
princípios da gestão democrática na Educação pública e a participação de seus profissionais e da comunidade
na elaboração do Projeto Pedagógico.
A gestão democrática favorece o exercício da cidadania, e a escola o possibilita ao abrir espaços de
participação e diálogo. A LDB normatiza o PPP como uma ação coletiva para a conquista da Educação de
qualidade. Ela concretiza as normas que regulamentam os meios necessários para a garantia ao direito de
aprendizagem de todos e cada um dos alunos, como o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula, a
recuperação para aqueles de menor rendimento e a participação nos horários de planejamento para
desenvolver planos de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola.
Não existe lei federal que define a obrigatoriedade da elaboração do PPP, mas indicam a autonomia das
escolas terem seus planos e construírem mecanismos de participação dos profissionais e da comunidade no
processo de elaboração. De qualquer forma, nenhum gestor escolar deveria se sentir bem sem ter um
planejamento para sua escola. É direito dos pais e familiares conhecer o PPP da escola onde irão matricular
seus filhos (CEDAC, 2016, p. 17-18).
Fonte: Comunidade Educativa CEDAC. Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar. São
Paulo : Fundação Santillana, 2016. Disponível em:
https://www.observatoriodopne.org.br/_uploads/_posts/50.pdf?157483332. Acesso em 16 de agosto de
2024.
Texto 3
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um
estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade em função da promessa que cada
projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como
promessa frente a uma determinada ruptura. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível,
comprometendo seus atores e autores (GADOTTI, 1994, p. 579).
Fonte: GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC. CONFERÊNCIA NACIONAL DE
EDUCAÇÃO PARA TODOS. Anais. Brasília, 1994.
Foram selecionados três trechos que falam sobre o Projeto Político-Pedagógico – PPP, podemos identificar
sua importância e necessidade no contexto escolar. Pensando neste documento, a proposta para você aluno,
é desenvolver o PPP, em especial o Capítulo I – Marco Situacional, como proposta do MAPA, conforme os
critérios expressos a seguir.
Você deve fazer o preenchimento seguindo as informações expostas e preenchendo apenas o que for
solicitado.
As informações apresentadas não podem ser de dados já existentes em estabelecimentos oficiais.
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A instituição de ensino deverá ser Ensino Fundamental.
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Nome do Estabelecimento:
Endereço:
Município:
Estado:
Telefone:
e-mail:
Dependência administrativa:
Núcleo Regional de Educação:
Entidade Mantenedora:
Localização:
CAPÍTULO I – MARCO SITUACIONAL
Observação: os itens abaixo deverão ser descritos em forma de texto
1. Organização da entidade escolar
1.1. Oferta de Ensino.
O estabelecimento Oferta:
Qual a idade dos alunos atendidos?
O Atendimento é parcial ou integral? Há atendimento intermediário?
Qual(is) o turno(s) de funcionamento?
Oferta a Educação Especial? Em quais modalidades?
1.2. Histórico do Estabelecimento
Descrever como se deu a criação do estabelecimento e as mudanças de nomenclatura ocasionadas pela
oferta de ensino. Indicar na descrição os Decretos e Resoluções.
Justificar a escolha do nome do estabelecimento e incluir breve biografia do patrono, caso a escolha tenha
sido feita em homenagem a alguém.
1.3. Recursos Físicos Materiais e Humanos
Qual o número de:
• Turmas:
• Alunos:
• Professores:
• Pedagogos/Coordenadores:
• Funcionários:
• Diretor Auxiliar:
OBSERVAÇÃO: Apenas quantificar.
Qual o número dos Ambientes Pedagógicos e seus Recursos Materiais (o que tem em que cada ambiente):
• Salas de aula;
• Sala de Recursos;
• Salas de contraturno;
• Sala de Apoio Pedagógico;
• Sala de Multimídia;
• Laboratório de Ciências, Química e Biologia;
• Biblioteca;
• Laboratório de Informática;
• Classe Especial;
• Auditório;
• Parques;
ALTERNATIVAS
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• Pátios;
• Outros: Quais?
1.4. Regime Escolar: ( ) Anual ( ) Semestral
1.5. Organização Escolar: ciclo, série, etapa ou outras formas de organização?
1.6. Organização Curricular:
Desenvolver as competências e habilidades, Promover, Fomentar.
A organização curricular no PPP é o planejamento detalhado de “o quê”, “quando” e “como” ensinar, de
modo a alcançar os objetivos educacionais estabelecidos pela escola.
1.7. Considerações sobre o Calendário Escolar:
O que está previsto no calendário? (Descrever).
1.8. Caracterização da Comunidade Escolar:
Qual a renda média dos pais (salário mínimo)?
Atenção:
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já
realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
– Lembre-se, caso faça citações e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café). Cópias
de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download
no Material da Disciplina.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não
haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
– A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
– Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman,
tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
– Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão “Selecionar arquivo”. Após anexar o trabalho e
certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar”.
Após “Finalizar a atividade”, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
– Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fale com o Mediador.