A escola municipal possui uma cozinha que tem um extintor de PQS (ABC); uma
biblioteca na parte de leitura com livros impressos que possui somente um extintor de
CO2; as salas de aulas possuem nas portas extintores de incêndios PQS (ABC); e a
sala de computadores possui um extintor de água pressurizada. Diante disso, para
que a escola possua um sistema de combate adequado, precisa de você, profissional
da segurança, para organizar os extintores e verificar se os equipamentos de
incêndios estão de acordo. No MAPA da disciplina de Proteção Contra Incêndios e
Explosões, sua tarefa como gestor da segurança é:
a) Explicar se a cozinha, a biblioteca, as salas de aula e a sala de computadores estão
com os extintores corretos, explicar o porquê está correto ou corrigir para o extintor
adequado informando o motivo.
b) Tirar fotos (pode utilizar fotos da internet) dos 4 tipos de extintores de incêndios
(Pó químico seco (ABC), Pó químico seco (BC), CO2 (gás carbônico) e Água
Pressurizada).
Pó químico seco (ABC) Pó químico seco (BC)
INSIRA A IMAGEM AQUI INSIRA A IMAGEM AQUI
CO2 (gás carbônico Água Pressurizada
INSIRA A IMAGEM AQUI INSIRA A IMAGEM AQUI
c) Para cada um dos extintores, citar quais classes (A, B, C ou D) os extintores podem
ser utilizados.
d) Tirar fotos (pode utilizar fotos da internet) de 2 (duas) placas de sinalização nas
escolas. Duas fotos a partir da sinalização escolhida, sendo elas: proibição, alerta,
orientação e salvamento ou complementares, e informar qual seu objetivo.
INSIRA A IMAGEM AQUI
Objetivo:
INSIRA A IMAGEM AQUI
Objetivo
e) Após isso, elaborar um breve texto dissertativo contendo sua opinião como gestor
da segurança sobre a importância do sistema de prevenção a incêndios.
Referências