1ª QUESTÃO
22/02/2024, 12:40 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/3
A brincadeira precisa ser vista pelo adulto como um momento importante para o aprendizado e
desenvolvimento da criança. Com base nessa ação é que os menores compreendem e internalizam seus
mundos, sobretudo por meio do faz de conta. Você sabe qual é a importância de o psicopedagogo olhar
para essa brincadeira na infância?
Ao brincar a criança “age de modo mais avançado que o esperado para o seu nível de desenvolvimento”
(Schapper; Santo; Cardoso, 2021, p. 109). E, por meio do faz de conta podemos compreender as
interpretações do mundo que ela possui, logo, identificamos suas aprendizagens. Contudo, não é sempre
que há possibilidade de o psicopedagogo ver essa brincadeira tão espontânea, mas há outras formas de
avaliar as representações que a criança possui.
Fonte: SCHAPPER, I.; SANTO, N. A. S; CARDOSO, M. D. R. A brincadeira de faz de conta e da (re)invenção
do real: itinerários investigativos do grupo de pesquisa LEFOPI. EdUECE, p. 101-111, 2014
Para que você possa ver na prática o valor das brincadeiras e/ou jogos de representação, te desafio a
experimentar um desses jogos com crianças entre 3 e 7 anos de idade. Observe como elas entram na
brincadeira, como elas exploram os elementos, como escolhem e interpretam os papéis e como param de
brincar. Reflita ao final da brincadeira quais conhecimentos a criança demonstrou ter sobre o papel e o
contexto que ela encenou.
Com base no exposto, sua ação nesta atividade deverá seguir os seguintes passos:
1. Encontre uma criança entre 3 e 7 anos de idade e a convide para brincar de “faz de conta”; pode ser seu
filho, sobrinho, primo ou mesmo um vizinho, desde que tenha a faixa etária solicitada.
2. Escolha uma das brincadeiras a seguir e disponibilize para a criança um ambiente e os elementos que a
ajudem a se transferir para essa representação: a) faz de conta da escola ou; b) faz de conta do restaurante.
3. Você precisará registrar dois momentos dessa brincadeira com a criança: 1 – Criança explorando os
recursos que você disponibilizar e; 2 – Criança representando o papel que ela se dispôs a interpretar
(professor, aluno, cozinheiro, cliente etc.). Essas fotos devem constar no formulário padrão desta atividade,
com uma legenda indicando a ação. O rosto da criança não deverá aparecer na foto, mas o seu sim, bem
como os elementos da brincadeira.
4. Com base nas suas observações do faz de conta, descreva em até 15 linhas os quatro momentos
principais da brincadeira: I. Como a criança estabeleceu o vínculo com você e entrou no faz de conta; II.
Como a criança explorou o ambiente; III. Como a criança interpretou o papel que escolheu e; IV. Como
finalizaram a brincadeira.
5. Por fim, elabore um texto discursivo de até 20 linhas descrevendo a importância do faz de conta para o
trabalho do psicopedagogo. Seu texto deve ser fundamentado teoricamente, portanto, atente-se para as
normas da ABNT em relação à citação e referências.
ATENÇÃO:
* Acesse a Sala do Café e confira o vídeo com orientações de como realizar o MAPA.
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu
Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, efetue o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, antes de clicar em “finalizar” certifique-se que inseriu
o arquivo corretamente. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou
substituição do arquivo.
* A sua atividade MAPA envolve a inserção de imagens/ fotos. Aprenda como inserir imagens/fotos no
arquivo do formulário padrão: https://www.youtube.com/watch?v=n-Io4MSjM5Y
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5,
alinhamento justificado e demais normas da ABNT.
22/02/2024, 12:40 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/3
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto atentese à necessidade de apresentar as referências utilizadas.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.