1ª QUESTÃO
Christian Dunker, renomado psicanalista e professor da Universidade de São Paulo – USP, trouxe uma
discussão significativa sobre um dos principais problemas que ocorrem no ambiente escolar em seu
programa Falando Nisso, disponível no YouTube em 07 de março de 2024: Bullying. O psicanalista traz um
dado alarmante ao sinalizar que 54% dos autores de bullying afirmam que nunca receberam uma orientação
adequada sobre o comportamento que estão praticando.
Corroborando com o dado elencado por Dunker (2024), Marcelo Cunha Bueno em entrevista para a revista
Crescer (2024) afirmou que o bullying é silencioso e acontece sob o olhar dos educadores. O silêncio aqui
referido não se trata das ações cometidas pelos diferentes autores desse processo de violência, mas sim da
falta de ação dos profissionais da educação que variam desde participar dos atos violentos a omissão por
falta de condições de manejo.
Ao longo de sua atuação profissional irá se deparar com inúmeras ocorrências de conflitos entre discentes
dos quais terá que se posicionar e propor soluções para a sua resolução. Tendo como princípio que o papel
de educador transpassa a função de transmitir o conhecimento cientifico específico de sua área ao tomar
como objetivo da educação o desenvolvimento integral dos sujeitos, saber manejar conflitos e conduzir os
discentes em seu processo de desenvolvimento psicossocial é fundamental compreender o papel da
sensibilidade social e flexibilidade comportamental proposta por Minicucci (apud GARCIA, 2021).
O exemplo do bullying aqui trazido com finalidade de impacto para sensibilizar o profissional da educação
no que tange o desenvolvimento das relações interpessoais, uma vez que, ao ser manejado situações de
conflito conforme surjam no ambiente educacional, as chances da situação agravar é muito menor.
Fonte:
BUENO, M. C. Coluna Chão da Escola. Revista Crescer online. Disponivel em
https://revistacrescer.globo.com/colunistas/marcelo-cunha-bueno-chao-de-escola/coluna/2024/01/obullying-na-escola-e-silencioso-e-acontece-diante-dos-olhos-dos-adultos.ghtml. Acesso em: 05 mar. 2024
DUNKER, C. Bullying. Programa Falando Nisso. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?
v=B7s8mSanUlo. Acesso em: 07 mar. 2024.
GARCIA, R. A. B. Psicologia da Educação. Maringá-Pr: Unicesumar, 2021.
Desta forma, proponho a você que analise a situação descrita a seguir:
Durante a reunião pedagógica de uma escola pública a equipe diretiva se queixa, junto aos professores, que
uma turma de 9º ano tem apresentado problemas recorrentes de indisciplina e a conduta dos docentes tem
sido a retirada da sala de aula sem averiguação do que está acontecendo para desencadear tal
comportamento por parte dos discentes. Após o burburinho entre os docentes, um professor se posiciona e
relata que dois alunos tem intimidado sistematicamente um grupo de alunos por se tratarem de refugiados
africanos.
Na reunião, então, ficou evidente que não se tratava de uma questão disciplinar e sim de manejo das
relações interpessoais estabelecidas naquele contexto e demandava dos profissionais atuantes junto a turma
trabalharem os conflitos que estavam surgindo em decorrência da dificuldade de convivência ali posta entre
os discentes. Ficou deliberado, então, que cada docente iria elaborar uma atividade que visasse o
desenvolvimento das habilidades sociais de resolução de conflito, destacando a capacidade de comunicação
interpessoal dos discentes em um projeto interdisciplinar.
Considerando que você é um dos docentes que atendem essa turma, elabore uma intervenção que
contemple temas como comunicação interpessoal, empatia, tolerância e diversidade. Para tanto, você deverá
sistematizar as seguintes etapas:
I. Defina, a partir de Minucucci, sensibilidade social e flexibilidade de comportamento.
II. Explique os tipos de comunicação interpessoal proposto pelo autor.
III. Elabore um plano de ação elencando um dos temas citados, propondo uma intervenção, que pode ser
desde um debate a dinâmicas de grupo, no qual você descreva o tema selecionado, objetivos, metodologia
e resultados esperados.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
– É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina;
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores, formadores e mediadores, tanto em
aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e
Mensagem;
– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses,
em caso de uso, estarão no Material Extra da disciplina;
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já
realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
ALTERNATIVAS
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