Olá, estudante de Gestão de Recursos Humanos!
A atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem). O objetivo
desta atividade é que você se sinta parte de uma organização empresarial e se veja diante de um desafio
proposto!
Vejamos, então, qual é a situação a ser analisada:
Rafael Hulk trabalha em uma empresa de telemarketing como analista de RH, sendo responsável pelas
entrevistas e todo o processo de recrutamento. Nesse primeiro contato, ele já explica como as atividades
devem ser realizadas, horários de trabalho, público a ser atendido, dentre outros. Carmelita passou no
processo seletivo feito por Rafael e acabou iniciando suas atividades como atendente de telemarketing. Para
que realizasse a atividade, algumas metas foram traçadas pelo seu gestor direto, que era Cauã. Cada uma
das metas traçadas foi estipulada pelo gestor indireto, que era Rafael, em conjunto com a Diretoria da
Empresa, a fim de que a empresa crescesse cada vez mais e, consequentemente, a equipe aumentasse,
proporcionando mais oportunidades de emprego. As metas são as seguintes:
—> Lead de 400 pessoas ao dia para possível fidelização.
—> 600 novos contratos por mês.
—> Jornada de trabalho de 8h por dia.
—> Intervalo para refeições e idas ao banheiro de 20 minutos.
Em um determinado dia, Cauã participou de uma reunião com a diretoria para apresentar os números e foi
questionado por qual razão eles eram tão baixos. Como Cauã era um gestor exigente, ficava durante boa
parte do seu tempo conferindo as atividades realizadas, até mesmo o tempo que as pessoas ficavam ociosas
durante o expediente.
Como ficou constrangido e alterado pela reunião em que participou e acabou sendo cobrado, ao retornar
ao seu ambiente de trabalho, viu que Carmelita realizava um atendimento com desdém e, naquele
momento, abordou a empregada e disse: “desse jeito, realmente, é difícil cativar alguém a assinar um
contrato ou contratar um serviço! Você precisa conquistar o futuro cliente. Mostrar claramente por qual
razão ele precisa daquele produto”.
As palavras ditas por ele foram num tom grosseiro, alto e com condições alteradas de nervosismo e
cobrança. Toda a equipe viu a forma de abordagem de Cauã à Carmelita. Além dessa abordagem, chamou
Carmelita à sua sala, pediu para que a mesma fechasse a porta, se sentasse na cadeira a sua frente, ajudou-a
a se sentar, obtendo ali um contato físico indesejado e começou a dizer que ela só estava ali por ter uma
voz atraente, sedutora, que, por isso, despertava a atenção dos clientes no momento em que ligasse para
alguém. Pediu, então, que ela retornasse ao seu posto de trabalho e atingisse as metas estipuladas.
Com relação à situação descrita, você deve, como gestor(a) de Recursos Humanos da empresa, analisar e
responder aos questionamentos a seguir:
1) A forma de abordagem de Cauã com Carmelita, caracteriza um assédio moral ou sexual? Ou ambos?
Fundamente sua resposta fazendo uso de doutrinas jurídicas, tais como a cartilha disponibilizada no seu
ambiente (5 a 15 linhas).
2) Como ocupa um cargo de Gestor(a) de RH da empresa, elabore um PITCH, no formato dissertativo,
apresentando políticas que podem ser adotadas pela empresa a fim de evitar situações como a narrada
anteriormente (5 a 15 linhas).