MAPA – SECR – RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ATENDIMENTO – 53/2023

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Quando se fala em conflito, a maior parte das pessoas entende como algo negativo, como algo prejudicial,
que gera ou deriva de um confronto.
Apesar de muitas vezes o confronto existir em um conflito, nem sempre o conflito é algo prejudicial, pelo
contrário, muitas vezes, ele serve para promover crescimento, melhorar posturas e gerar mudanças no
ambiente de trabalho.
Dois pontos essenciais na gestão e resolução de conflitos são a boa comunicação e um bom
relacionamento. O Secretário Executivo tem o poder de exercer esse papel de agente facilitador do
relacionamento, por atuar como um intermediador entre as áreas, funcionando, como o elemento central da
artéria empresarial.
Como visto, a Resolução de Conflitos é essencial dentro de uma organização. Sobre esse assunto, avalie o
estudo de caso a seguir:
Líderes de uma grande multinacional não perceberam o caminho pelo qual um de seus Gerentes Executivos
estava indo. Colaborador sério, com mais de 15 anos de empresa e salário justo, de repente passou a
adquirir bens de valores muito acima daquilo que realmente ganhava, gerando suspeitas e diversos
comentários dentro da organização por colegas e subordinados.
Ao serem notificados da situação, o CEO e o VP da empresa trataram de iniciar uma investigação para
verificar se estava ocorrendo algum conflito de interesse compliance.
Após algumas semanas, identificaram que o gestor – apesar de ter um excelente desempenho profissional,
estava realizando negócios “por fora” com fornecedores que eram seus amigos pessoais, e que, para fechar
os negócios, entregavam ao gerente uma “comissão extra” a cada negócio realizado com a empresa,
ofertando por muitas vezes, produtos de qualidade inferior aos usualmente utilizados pela organização.
Com os dados todos levantados, o gerente foi chamado a uma reunião com a diretoria e o superintendente
de contabilidade. Após longa e exaustiva conversa, o Gerente não abriu mão de suas convicções e não
conseguia enxergar o erro, afinal, ele estava fazendo as mesmas entregas, sua qualidade de serviço não
havia sido impactada e ele não entendia a razão para tal assombro. Afirmava que o problema era com os
outros colaboradores, que não sabiam realizar boas negociações e estavam com inveja do seu sucesso.
O CEO da empresa tentou realizar uma negociação com o colaborador, de ganha-ganha, para que ele
reconhecesse o risco que seus atos colocaram a empresa. Enquanto isso, o superintendente por ser grande
amigo do gerente, tentava diminuir a gravidade da situação para evitar que o amigo fosse desligado da
empresa, defendendo que o CEO deveria “deixar para lá”, dar “tempo ao tempo”, que tudo se resolveria,
que o colega aprenderia a lição e logo, todos teriam esquecido a situação.
A conversa, no entanto, foi muito diferente do que se esperava, com alterações de ânimos, levantes de voz e
ofensas trocadas.
A fim de evitar escândalos e maiores problemas para a empresa, o CEO determinou a demissão do Gerente,
o que acabou gerando algumas reações negativas nos colegas, como o superintendente, que taxou o CEO
de exagerado em suas ações e começou uma defesa da imagem do colega desligado dentro da empresa.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.
Diante do exposto e considerando o conteúdo da disciplina, escreva um texto de no mínimo 20 (vinte)
linhas e no máximo 25 (vinte e cinco) linhas, abordando os seguintes aspectos (respondendo aos
questionamentos a seguir):
1. Levando em consideração as formas de se administrar conflitos, propostas por Montana e Charnov, qual
foi a forma adotada pelo Superintendente?
2. Qual seria a postura adequada do CEO para evitar que essa atitude do superintendente de começar uma
cultura de defesa do ex-gerente entre os colegas se dissemine dentro da organização? Apresente ao menos
um argumento que justifique a sua resposta.
3. Qual foi o resultado obtido dessa negociação entre o CEO e o gerente? Alguma das áreas saiu vitoriosa
nesse processo? Justifique o seu argumento.

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