Compreender a teoria que embasa as tendências pedagógicas não é tarefa fácil, mas é fundamental para que
possamos entender o processo histórico de construção da Educação escolar em nosso país. Afinal, cada
tendência pedagógica revela a perspectiva da sociedade naquele momento histórico, a função da escola e a
formação escolar de seus alunos.
Cada tendência pedagógica possui características específicas sobre o papel do professor, o papel do aluno, a
função da escola, o conteúdo, a aprendizagem e a avaliação. Conhecer essas características possibilita que
nós, professores, possamos construir a nossa prática pedagógica partindo da tendência que a escola adota
para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Partindo desse contexto, a atividade aqui proposta é: construção de um quadro com as principais
características de uma tendência pedagógica, à sua escolha.
O que precisa haver nesse quadro?
1. Título da atividade.
2. Nome do aluno.
3. Nome da tendência pedagógica escolhida.
4. Data de implantação da tendência pedagógica no Brasil.
5. Principais características da tendência pedagógica: papel do professor, papel do aluno, conteúdo, papel da
escola, processo de aprendizagem e avaliação.
6. Marco histórico do período em que a tendência foi implantada no Brasil. Pesquise um acontecimento ou
mudança social que pode ter impactado para o surgimento da tendência pedagógica escolhida.