MAPA – EXEGESE SÊMIO-DISCURSIVA DE ROMANOS 12:2
Em continuidade aos estudos bíblicos iniciaremos a aplicação do método sêmio-discursivo para leitura e
análise do Novo Testamento. Nesse ponto você já tem compreensão de que há vários métodos para o
estudo da Bíblia, e também deve conhecer que na prática atual, devido aos diversos recursos de mídia,
muitas pessoas recorrem a vídeos e estudos prontos. Todavia, é preciso muito cuidado com essa prática.
O estudo da Bíblia não deve ser algo que fazemos apenas para pregar ou para elaborar um estudo, é
preciso lembrar que as escrituras interagem com nossa espiritualidade e nossa compreensão da realidade,
por isso sempre recomendo que antes de consultar qualquer referência externa, você se dedique à
elaboração do estudo, usando as referências como dicionários, comentário, e vídeos apenas para inclusão e
elaboração final. E como dizia meu professor de exegese no Alcorão: “Deus Sabe!”. Então, muito cuidado
para não desprezar e desvalorizar o potencial sagrado das escrituras em sua prática de leitura e
interpretação da Bíblia.
Tanto a preguiça quanto o excesso de pressa e praticidade, assim como as interpretações que se pretendem
finais, completas e absolutas, podem incorrer na perda do sagrado. A leitura e o estudo do texto devem ser
momentos de prazer e de conhecimento. Um espaço em que você se abre para conhecer e deixar ser
conhecido por Deus. Então eu sugiro que você crie um espaço de estudo, um momento para se sentar e ler,
mas não pode ser numa poltrona reclinada e macia, tem que ser em algum lugar onde você possa se
dedicar, e estudar de verdade, olhando as línguas originais, linguística, contextos, teologias e refletindo nas
possibilidades de aplicação para sua vida e para a atualidade.
Então para iniciarmos nossa jornada pelo NT, começaremos de um dos textos mais lidos e
estudados, a Carta de Paulo aos Romanos.
Para esse Mapa, você vai desenvolver um estudo bíblico a partir do método “sêmio-discursivo”, como
exemplificado nas unidades do livro da disciplina. A metodologia que usaremos, embora pouco conhecida
da igreja tem grande potencial revelador para análise do conteúdo. E, a partir dessa proposta, você pode
aplicar para a comunidade de fé.
Roteiro: (indicação de páginas da disciplina de Métodos e Interpretação Bíblica)
15/11/2023, 10:22 Unicesumar – Ensino a Distância
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Texto: Romanos 12:2
“καὶ μὴ⸀συσχηματίζεσθε τῷ αἰῶνιτούτῳ, ἀλλὰ⸀μεταμορφοῦσθε τῇἀνακαινώσει τοῦ⸀νοός,
εἰςτὸδοκιμάζεινὑμᾶςτίτὸθέλημα τοῦθεοῦ, τὸἀγαθὸν καὶ εὐάρεστον καὶ τέλειον.” (Versão Grega NA27)
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Versão ARA)
Para elaboração desse MAPA siga o roteiro, preenchendo a atividade Mapa de acordo com os
seguintes itens:
1.Texto
2. Estrutura
3. Análise Espaço-Tempo
4. Análise Narrativa
5. Análise Teológica
6. Aplicação – Análise Sociológica e Missional
Mãos à Obra:
1.Texto: Leia o texto e faça uma tradução do grego. (Faça uma tradução provisória do texto, pode ser com
dicionário bíblico <https://biblehub.com/whdc/romans/12.htm> ou no google tradutor). Caso você não
consiga fazer a tradução, não se desespere. Para essa atividade é exigido apenas a tradução das palavras:
“conformeis”; “século”; “transformai-vos”.
2. Estrutura (Analisar a estrutura do verso, relacionar com o contexto literário – Capítulos, Livro, NT e AT).
Para isso você pode ler o texto todo ou usar um esboço do livro (pode ser de uma Bíblia de Estudo)
a) Gêneros literários – Identificar, poesia, prosa, retórica grega, hebraísmos
b) Delimitação? – Início e Fim do período (justificado)
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c) Segmentação – separação do período estudado em ideias (frases).
d) Estrutura – Disposição do texto: Linear, paralelos, diatribe.
3. Análise Espaço-Tempo (significado para o autor)
a) Locais: Geografia e Arqueologia – sentido de espaço significado.
b) Contextos temporais: Estudo dos verbos e sua relação com o tempo-espaço.
4. Análise Narrativa (quem faz o que, para quem, como?)
a) Fazer uma tabela: Quem – Faz o que – Para que/quem – (sincronia)
b) Análise das colunas (diacronia).
5. Análise Teológica – Essa atividade será desenvolvida na Atividade 1. (depois de respondida a
atividade 1, copiar a resposta e colar aqui).
6. Aplicação – Análise Sociológica e Missional
Para conclusão o texto pode ser desenvolvido de forma sociológica e missional.
a) Sociológica (relações subjetivas e sociais propostas no texto)
b) Missional (aplicação prática a partir dos dados pesquisados)
Boa Atividade!
(Nao esqueça de assistir ao video com as explicações para montagem do mapa.)