OFICINAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

DISCIPLINA: OFICINAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
TEMA: “Mini-podcast”: “Saiba um pouco mais sobre alfabetização e letramento”.
OBJETIVO: Produzir um “mini-podcast” sobre os principais conceitos de
alfabetização e letramento para auxiliar professores alfabetizadores, pedagogos
e interessados nessa área de estudos e atuação com informações rápidas,
diretas e focalizadas.
COMPETÊNCIA: Conhecer a concepção de linguagem, a legislação e os
pressupostos da alfabetização e letramento. Aprender sobre o conceito de
letramento digital e multiletramentos e produzir uma prática contemporânea.
envolvem o letramento de acordo com as propostas e práticas para os anos
iniciais do Ensino Fundamental.
EXPERIMENTE E PRODUZA:
Olá, Estudante!
O uso das práticas contemporâneas na educação está cada vez mais em
evidência e é essencial para auxiliar nas compreensões de conceitos e das
temáticas no campo da educação e na formação de professores.
As aulas da disciplina de “Oficinas de Alfabetização e letramento” foram
organizadas com temas estruturantes para as práticas do aprendizado da leitura
e da escrita na sala de aula essenciais para os professores que atuarão nas
classes de alfabetização. Porém, não dão conta desse universo que é tão vasto
e complexo e das especificidades do ensino da leitura e da escrita. E também, n
Na aula 2 e no texto em formato pdf, foram enfocados os conceitos do
planejamento de ensino na área de língua portuguesa e evidenciaram os eixos
de integração nas práticas de linguagem em sala de aula. Os eixos (práticas)
fazem parte da linha principal que divide a área de língua portuguesa em
segmentos equilibrados e que são tratados em cada eixo. Ou seja, os quatro
eixos de integração – oralidade, leitura/escuta, produção e análise
linguística/semiótica – são considerados práticas de linguagem, já consagradas
nos documentos curriculares da área e que na BNCC (Base Nacional Comum
Curricular) são contemplados como “eixos de integração”.
As reflexões da aula 4 sobre letramento e as facetas interativa e
sociocultural, gêneros textuais e o multiletramento trazem toda essa relação com
a importância desse trabalho com a língua em sala de aula, como dinâmica,
dialógica e com o aparecimento de novas formas de comunicação e novos
gêneros discursivos a cada momento. A Autora e professora da disciplina
Haudrey Fernanda Bronner Foltran Cordeiro, salienta que,
Multiletramento também é um conceito que se refere à habilidade de lidar com diferentes
linguagens e modalidades de comunicação, tanto em termos de recepção quanto de
produção de mensagens, em diferentes contextos sociais e culturais. Isso envolve o
entendimento de diferentes formas de comunicação, como imagens, vídeos, músicas,
gestos e outras modalidades não-verbais. (CORDEIRO, 2023, p.9, pdf da aula 4)
Partindo desses pressupostos, verificamos que há muitas práticas de
linguagem e que todas possuem suas próprias estruturas e funções, ou seja,
possuem função social, há uma organização de estrutura linguística e formato.
Para essa atividade locorregional vamos trabalhar com o eixo de produção em
que você, acadêmico, deverá produzir um podcast de acordo com as orientações
a seguir, visto que nós como docentes e pedagogos devemos promover a
aprendizagem destinada às habilidades de criação de textos escritos, orais e
multissemióticos.
De acordo com a BNCC, as práticas de produção compreendem, entre
outras dimensões, essas:
Consideração e reflexão sobre as condições de produção dos textos que regem a
circulação de diferentes gêneros nas diferentes mídias e campos de atividade humana;
Dialogia e relação entre textos; Aspectos notacionais e gramaticais; Estratégias de
produção. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2028)
Nesse sentido, observe algumas habilidades do ensino fundamental I
indicadas na BNCC (2018):
Vamos conhecer um pouco sobre o gênero das práticas contemporâneas
que você deverá produzir?
PLANEJAMENTO É PRIMEIRO PASSO
PÚBLICO:
Quem ouvirá o
podcast?
TEMA: Escolha um tema
que agrade ao ouvinte e
que você sabe muito bem
dele.
CONTEÚDO: crie uma lista
ou uma ordem de
assuntos para apresentar
no podcast
ROTEIRO: crie um roteiro que tenha uma vinheta, se apresentar, dizer a data
do áudio, de onde você fala e crie uma frase para início e encerramento.
TREINO: É necessário treinar antes de fazer a gravação final. Grave-o e depois
ouça-o. Se possível pedir para outra pessoa ouvir e dizer o que achou.
DEPOIS: gravar, editar e publicar
PODCAST
Conteúdo de áudio, disponibilizado por meio de arquivo digital ou
streaming. Pode ser ouvido em vários dispositivos móveis e
computadores e costuma abordar um assunto específico e possui
episódios.
Como produzir?
PLANEJAMENTO É PRIMEIRO PASSO
PÚBLICO:
Quem ouvirá o
podcast?
TEMA: Escolha um tema
que agrade ao ouvinte e
que você saiba muito bem
dele depois de estudar.
CONTEÚDO: crie uma lista
ou uma ordem de
assuntos para apresentar
no podcast
ROTEIRO: crie um roteiro que tenha uma vinheta, se apresentar, dizer a data
do áudio, de onde você fala e crie uma frase para início e encerramento.
TREINO: É necessário treinar antes de fazer a gravação final. Grave-o e depois
ouça-o. Se possível pedir para outra pessoa ouvir e dizer o que achou.
DEPOIS: gravar, editar e publicar
O gênero podcast é colocado no eixo oralidade, mas você perceberá
e comprovará que que ele também se encaixa nos demais gêneros, embora sua
essência seja essencialmente oral. Como assim? O seu planejamento, sua
estruturação precisa de um esquema escrito prévio (produção), uma
organização prévia, porém a sua materialidade é oral (produto).
No esquema anterior simples expliquei a estrutura do podcast, agora
será você quem irá produzir um mini-podcast para conhecer melhor o gênero e
estudar conceitos de alfabetização e letramento necessários para a sua atuação
como pedagogo e ou professora. Você pode pesquisar outros assuntos
relacionados aos temas que precisará produzir nesse podcast e, assim,
compreenderá como esse gênero é produzido. Vamos para a sua tarefa:
Produza um mini-podcast com as informações que se seguem:
1) TEMA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – CONCEITOS ESSENCIAIS –
“SAIBA UM POUCO MAIS” – EPISÓDIO 1: (COLOQUE O NOME DO PRIMEIRO
EPISÓDIO)
2) PÚBLICO: Professores e profissionais da educação da sua região –
pesquisa verifique nos documentos referências da sua cidade os temas
que serão necessários pesquisar para que futuramente passa utilizar na
sua profissão – imagine que você é uma formadora do seu município, o
que seria interessante enfocar?
3) CONTEÚDO: Faça uma lista em tópicos do que irá pontuar no podcast do
conceito escolhido. Você deve explicar muito bem e dar exemplo do conceito
escolhido – Imagine que são podcast de dicas diárias para os professores
com explicação curta e direta – até 2 minutos – trabalho que utilizar maior
tempo será desconsiderado.
4) ROTEIRO:
• Apresente-se;
• Diga o tema do podcast e a data de gravação- um exemplo: Use como início:
Olá, eu sou (fale seu nome) de (seu lugar), hoje dia (colocar o dia) vamos para
o novo primeiro episódio do podcast “SAIBA UM POUCO MAIS” com temas
voltados para a ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – CONCEITOS
ESSENCIAIS – “hoje no episódio 1 vamos falar sobre: (colocar o tema).
• Siga sua lista e organização da sua fala (monte seu roteiro de fala,
escreva exatamente o que vai dizer nos até 2 minutos de fala. ;
• Faça um encerramento e agradeça a audiência.
5) EDIÇÃO: Use um programa de edição de áudio para eliminar ruídos do
ambiente, nivelar picos altos e baixos do som, melhorar a qualidade e
ajustar os graves e agudos. Há vários editores gratuitos na internet,
pesquise-os e experimente-os.
6) GRAVE: Utilize um smartphone (celular) ou gravador de computador/notebook
para fazer a gravação. Antes de fazer a gravação final, grave ao menos uma vez
e ouça o podcast para avaliar o que pode ser melhorado.
ATENÇÃO:
Essa gravação você postará no seu AVA JUNTAMENTE COM O SEU
TRABALHO ESCRITO – são dois documentos na entrega – O planejamento
do podcast (produção escrita) e o arquivo de áudio. (seu podcast gavado, editado
e agora postado o arquivo de áudio no AVA). Será validado o seu trabalho com
a entrega dos dois arquivos!
MATERIAIS DE APOIO:
caso o estudante e/ou grupo desejar poderá ampliar a compreensão teórica e
prática do tema a partir das seguintes indicações:
BODART, Cristiano das Neves; SANTOS, Zaine Paula dos. Podcast como potencial
recurso didático para prática e a formação docente. Ensino Em Re-Vista: Uberlândia,
MG, v.28, p. 1-26, 2021. Disponível em:
Silvahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/61664/31846. Acesso em 07
de jul. de 2023.
MEAJUDANICK. Quais formatos existem em podcast e os tipos de elementos sonoros.
Disponível em: https://www.youtube.com/@MeajudaNickQuais. Acesso em 07 de jul.
de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em 07 de jul. de
2023.
DINAMIZE. O que é Podcast e como fazer o Seu. BLOG. Disponível em:
https://www.dinamize.com.br/blog/podcast/?keyword=&utm_term=&gad=1&gclid=Cj
0KCQjw756lBhDMARIsAEI0AgmK6TETYMuec37CX4VKKHJ03Fk5z_e0S9eq295dRlbp3xvu7rzIZsaAktsEALw_wcB
NO QUE CONSISTE A ATIVIDADE PRÁTICA LOCORRREGIONAL?
A atividade prática locorregional é uma metodologia de pesquisa e prática,
considerando o macro e o micro territorial para o desenvolvimento da
aprendizagem do estudante e da comunidade em seu entorno. A referida
atividade apropria-se de diferentes instrumentos de avaliação na perspectiva de
competências, com etapas soft e hard skills. Com a criação de uma cultura maker
(faça você mesmo), ou seja, tenha atitude, o estudante é colocado como
protagonista de sua transformação individual e social.
O QUE COMPREENDEMOS POR COMPETÊNCIA?
Incorporação permanente de práticas a partir do conceito de competências.
Conforme consta no Glossário INEP: Uma competência caracteriza-se por
selecionar, organizar e mobilizar, na ação, diferentes recursos para
enfrentamento de uma situação-problema específica.
Para concretizar o conceito de competências, demonstramos a seguir o acróstico
C.H.A.V.E e sua relação com os Quatro Pilares da Educação:
C =
CONHECIMENTO
Compreender a
ciência/epistemologia a partir de
diferentes pesquisadores e tempos
históricos.
Aprender a aprender
H = HABILIDADE Aplicar o conhecimento produzido
em seu contexto individual, social
e profissional.
Aprender a fazer
A = ATITUDE Protagonizar ações. Aprender a ser
V = VALORES Relembrar e refazer os valores
humanos que orientam uma vida
em sociedade, amparados em:
Respeito, Empatia, Solidariedade,
Cordialidade, Educação, Justiça,
Honestidade, Humildade e
Responsabilidade
Aprender a ser e
Aprender a conviver
E = EMOÇÕES Responsabilizar com autogestão,
amabilidade, engajamento com os
outros, resiliência e abertura para
o novo.
Aprender a ser e
Aprender a conviver
QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS DA ATIVIDADE PRÁTICA
LOCORREGIONAL?
1. Competências essenciais:
1.1Comunicação na língua materna;
1.2Comunicação em língua estrangeira;
1.3Competência matemática e competências básicas em ciências e
tecnologia;
1.4Competência digital;
1.5Aprender a aprender;
1.6Competências sociais e cívicas;
1.7Espírito de iniciativa e empresarial;
1.8Sensibilidade e expressão cultural.
2. Engajamento de atividades para o desenvolvimento dos Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODS);
3. Inclusão de soft e hard skills;
4. Conjugar epistemologia e prática.
ESPERAMOS QUE O ESTUDANTE CONSIGA COMPREENDER:
OS FATOS: identificar “situações-problema” ocorridas em diferentes
cenários que geram uma odisseia de dados, podendo ser analisados e
interpretados a partir de múltiplos olhares.
AS OPORTUNIDADES: realizar o movimento AÇÃO – REFLEXÃO –
AÇÃO (prática reflexiva), tecendo relações entre a região em que vive
(micro) e o global (macro).
QUAIS FUNDAMENTOS: aplicar práticas em diferentes realidades a
partir do estudo da teoria.
E O APRENDIZADO: produzir diferentes produtos que retratem sua
aprendizagem.
EM QUAIS DISCIPLINAS ACONTECEM A ATIVIDADE PRÁTICA
LOCORREGIONAL?
Disciplinas da área de Educação: Cursos de Pedagogia, Psicopedagogia
(Licenciatura e Bacharelado) e Educação Especial:
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TEORIAS E METODOLOGIAS
ARTES: TEORIAS E METODOLOGIAS
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NOS DIFERENTES
NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO
CURRÍCULO E DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DEFICIÊNCIA FÍSICA NEUROMOTORA
DEFICIÊNCIA VISUAL
EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEÚDOS, TENDÊNCIAS E METODOLOGIAS
ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FUNDAMENTOS E
METODOLOGIAS
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NAS DIFERENTES DEFICIÊNCIAS
FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS NA EDUCAÇÃO
ESPECIAL
FUNDAMENTOS DA NEUROFISIOLOGIA
FUNDAMENTOS DA PSICOPATOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS PARA AQUISIÇÃO DO
CONHECIMENTO LÓGICO
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
INSTRUMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO
INSTRUMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO
INSTITUCIONAL
INTERVENÇÃO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO
INTERVENÇÃO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL
LITERATURA: TEORIAS E METODOLOGIAS
LUDICIDADE
MATEMÁTICA: TEORIAS E METODOLOGIAS
MATERIAIS DIDÁTICOS: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE
MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA FAMÍLIA E INSTITUIÇÕES
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: EDUCAÇÃO
ESPECIAL
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: EDUCAÇÃO
ESPECIAL
NEUROCIÊNCIA DAS EMOÇÕES
NEUROCIÊNCIA DO APRENDIZADO
NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL
NEUROPSICOPEDAGOGIA
NOÇÕES DE COACHING APLICADAS À PSICOPEDAGOGIA
OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS
OFICINAS, LUDICIDADE E JOGOS COOPERATIVOS
ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA EM ESPAÇO NÃO ESCOLARES
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
PROJETOS INTERDISCIPLINARES ENTRE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PSICODRAMA NA PSICOPEDAGOGIA
PSICOMOTRICIDADE
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL
TÉCNICAS DE ENTREVISTAS E ACONSELHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO
TECNOLOGIA ASSISTIVA
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
OBS: No último ano do curso serão acrescidas mais disciplinas práticas
de acordo com o itinerário formativo escolhido pelo estudante.
A ATIVIDADE PRÁTICA LOCORREGIONAL FAZ PARTE DO SISTEMA DE
AVALIAÇÃO? QUANTO REPRESENTA NA MÉDIA?
Sim, faz parte do sistema de avaliação e corresponde 40% da média. Cada
atividade prática possui especificidade, tanto na parte teórica, prática e
apresentação. Preste atenção nas instruções da disciplina.
• Individual ou em grupo de até 4 integrantes;
• Para formar grupos, os alunos devem ser do mesmo polo e da mesma
disciplina, indiferente da oferta e do curso;
• No caso de grupo, apenas um dos alunos realiza a postagem do trabalho
PRODUÇÃO e adiciona o número do RU dos colegas;
• O período de realização inicia na 2ª semana de aula e finaliza na última
semana de provas regulares da fase;
• A atividade prática locorregional é disciplinar e leva em conta os
conhecimentos adquiridos na disciplina;
• A produção deve obrigatoriamente ser postada no AVA

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