PIESC – Programa de Integração Escola e
Comunidade
Articular a teoria e a prática, o ensino, a extensão e a pesquisa no campo do Serviço Social.
Tripé da formação. Fonte: COSTA, V. C(2015)
TEMA :
“Participação Social por meio dos Conselhos ”
Os conselhos municipais, responsáveis pela formulação, deliberação e
controle social da execução da política pública e garantia de direitos, seja no
aspecto social, quanto no financeiro, estes órgãos representativos são canais
importantes para efetivação da participação social, sendo pluralistas,
tornando-se possível materializar a mobilização, assumindo uma nova postura
da sociedade em relação aos seus direitos, mas para que de fato este
propósito se realize, é determinante que os conselheiros compreendam e
exerçam sua representatividade. Para Raichelis (2011, p.273) a implantação
dos conselhos em diferentes setores, nos vários níveis de atuação: nacional,
estadual e municipal, trata de um “modelo” de participação da sociedade civil
na gestão pública “forjado pela dinâmica das lutas sociais das últimas décadas,
que busca redefinir os laços entre o espaço institucional e as práticas
societárias”.
Objetivo geral: Acompanhar o processo (trâmites) de proposição de um
assunto/problema em conselho de políticas públicas (Conselho de
Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Idoso,
Conselho da Igualdade Racial, etc) e propor uma
atividade/ação/metodologia para divulgar de forma didática os trabalhos
dos conselheiros municipais.
Objetivos específicos:
• Estimular alunos da Uningá à participação social;
• Colaborar com as discussões apresentadas pelos conselhos;
• Contribuir com o conhecimento dos alunos sobre espaços de
mobilização social;
Metodologia:
1. Pesquisar no município os conselhos municipais formalizados e selecionar
um conselho para desenvolver uma atividade colaborativa de divulgação.
2. A segunda etapa é entrar em contato com a secretaria executiva do conselho
selecionado e verificar a agenda de reuniões, deverá se apresentar como aluno de
Serviço Social da Uningá e que tem como proposta de PIESC – (que é contribuir com a
comunidade com a aplicação do conhecimento acadêmico). O aluno deverá participar
de no mínimo quatro reuniões ou acompanhar a finalização de um assunto/pauta
durante o ano no conselho, durante o acompanhamento deste assunto o aluno deverá
elaborar e propor uma atividade/ação/metodologia para divulgar de forma didática os
trabalhos dos conselheiros municipais. Exemplo: uso de mídias sociais, materiais
gráficos, programas rádio, etc.
Atenção!!!!
É importante que o Gestor da Instituição e/ou Coordenação do local
e/ou trabalhadores do município aprovem sua proposta para o
desenvolvimento da atividade com o público selecionado – através do
deferimento do protocolo do projeto (proposta) que deverá ser entregue
antecipadamente para realizar a ação ou projeto.
Você poderá utilizar o Modelo de Proposta de Projeto/Ação que está
disponível junto aos conteúdos
3. E, por último, deverá descrever como foi realizada a atividade/ação ou
projeto, dificuldades encontradas e a descrição sobre a contribuição do Serviço
Social neste espaço de trabalho, apresentando os resultados alcançados no
Relatório do Projeto, que está disponível junto aos conteúdos.
ATENÇÃO!!!!
O aluno encaminhará em um arquivo (em formato pdf) : A proposta + Relatório
– CONTENDO FOTOS!!!!
Esse trabalho poderá ser desenvolvido em dupla ou grupo, porém o relatório
deve ser individual e a postagem em ambiente virtual também, não será
atribuída nota caso tenha um relatório idêntico a de outro discente