CENTRO UNIVERSITÁRIO INGÁ/UNINGÁ
Curso de Gestão Financeira – EAD
PROGRAMA INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE (PIESC I)
COMPLETE O NOME DO PIESC DESENVOLVIDO
SÃO JERÔNIMO DA SERRA – PR, 2024
Centro Universitário Ingá
Credenciada pela portaria N.º 776/16 MEC de 22 de julho de 2016.
VICTOR EURIDES RIBEIRO LEMES
RA : 182753-24
PROGRAMA INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE (PIESC I)
COMPLETE O NOME DO PIESC DESENVOLVIDO
Relatório de Conclusão do Programa Integração Escola e
Comunidade (PIESC) apresentado ao curso de Gestão
Financeira – EAD do Centro Universitário Ingá/UNINGÁ,
para registro e avaliação final da disciplina de PIESC I –
Empreendedorismo.
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Credenciada pela portaria N.º 776/16 MEC de 22 de julho de 2016.
1. LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PIESC
Descrever o local de em que desenvolveu o PIESC, qual público atendeu,
quantas pessoas estavam envolvidas no projeto, especifique o público alvo
interessado no PIESC e demais informações que julgarem necessário.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIESC
Descrever as etapas realizadas para desenvolver o PIESC (critérios para
escolha de uma entidade social/empresa; fases do desenvolvimento da pesquisa;
dificuldades encontradas; ferramentas utilizadas para apresentação do produto final
do PIESC à comunidade). Especificar qual o período de realização do PIESC e qual
sua percepção sobre cada etapa para o desenvolvimento do projeto.
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3. CANVAS
PARCERIAS PRINCIPAIS ATIVIDADES PRINCIPAIS PROPOSTA DE VALOR RELACIONAMENTO COM CLIENTES SEGUIMENTOS DE CLIENTES
Principais rede de
fornecedores e os parceiros
que fazem o modelo de
negócio funcionar.
– Quem são nossos
principais parceiros?
– Quem são nossos
fornecedores principais?
– Que recursos principais
estamos adquirindo dos
parceiros?
-Que atividades-chave os
parceiros executam?
Habilidades em realizar as
ações necessárias mais
importantes para criar valor
para os clientes.
– Que atividades-chave nossa
proposta de valor requer?
– Nossos canais de
distribuição?
– Relacionamento com o
cliente?
– Fontes de receita?
Conjunto de produtos e
serviços que criam valor
para um segmento de
cliente específico.
– Que valor entregamos ao
cliente?
– Qual problema estamos
ajudando a resolver?
– Que necessidades
estamos satisfazendo?
– Que conjunto de
produtos e serviços
estamos oferecendo para
cada segmento de cliente?
Descreve o tipo de relacionamento que
a organização estabelece entre com
seus clientes.
– Que tipo de relacionamento cada um
dos nossos segmentos de cliente espera
que estabeleçamos com eles?
– Quais já estabelecemos?
– Qual o custo de cada um?
– Como se integram ao restante do
nosso modelo de negócio?
São os diferentes grupos de
pessoas a quem uma
organização deseja oferecer
algo de valor.
– Para quem estamos criando
valor?
– Quem são nossos
consumidores mais
importantes?
RECURSOS PRINCIPAIS CANAIS
Descreve a organização das
atividades e recursos que são
necessários para criar valor
para os clientes.
– Que recursos principais
nossa proposta de valor
requer?
– Nossos canais de
distribuição?
– Relacionamento com o
cliente?
– Fontes de receita?
São os meios empregados pela
organização para manter contato com
os clientes.
– Através de quais canais nossos
segmentos de cliente querem ser
contatados?
– Como os alcançamos agora?
– Como nossos canais se integram?
– Qual funciona melhor?
– Quais apresentam melhor custobenefício?
– Como estão integrados à rotina dos
clientes?
ESTRUTURA DE CUSTOS FONTES DE RECEITAS
É a descrição de todos os custos envolvidos na operação do modelo de
negócio.
– Quais são os custos mais importantes em nosso modelo de negócio?
– Que recursos principais são mais caros?
– Quais atividades-chave são mais caras?
Descreve a maneira como a organização ganha dinheiro através de cada segmento de
cliente.
– Quais valores nossos clientes estão realmente dispostos a pagar?
– Pelo que eles pagam atualmente?
– Como pagam?
– Como prefeririam pagar?
– O quanto cada fonte de receita contribui para o total da receita?
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4.CONSIDERAÇÕES FINAIS
A conclusão deve compreender sua opinião com relação às práticas
desenvolvidas, e uma síntese dos resultados obtidos com vistas ao(s) objetivo(s)
proposto(s). É o elo final de ligação da prática com a teoria.