FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Inovação e Empreendedorismo na curso de
Agronegócio está na articulação de múltiplas competências desenvolvidas durante o
curso, criando soluções de produtos, serviços e ações de marketing em que que
atenda as necessidades do outro, de forma empática, eficaz e sustentável, trazendo a
tecnologia e o conhecimento do curso de Agronegócio para a sociedade, beneficiando
a comunidade local e rural com o conhecimento adquirido. Os locais que poderão
contemplar esse projeto extensionista podem ser: parcerias com a prefeitura; áreas
rurais, locais de agricultura familiar, associações de bairros, escolas, parcerias com
empresas públicas e privadas do agronegócio, desenvolvendo projetos e prestando
consultorias e serviços técnicos para a sociedade
COMPETÊNCIAS:
I – Avaliar e controlar desempenhos e custos de produção no agronegócio;
II – Gerenciar empresas/propriedades rurais e promover o associativismo e o
cooperativismo;
III – Analisar e aplicar a legislação vigente relativa às condições sanitárias e
fitossanitárias para cumprir as exigências de negociação de produtos agropecuários
no comércio nacional e internacional.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Agronegócio possibilita a
formação do tecnólogo em agronegócio crítico, reflexivo, criativo, humanista e ético,
capaz de aplicar tecnologias inerentes à sua área de atuação, sendo que pelas
atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Inovação e Empreendedorismo,
esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para planejar, projetar e
executar empreendimentos voltados para o agronegócio; aferir o desempenho da
produção no agronegócio; analisar e controlar custos de produção do agronegócio e
avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Tomada de Decisão
Análise e resolução de problemas
Aprendizado Ativo
2
Público
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetivos da extensão no curso de Agronegócio vinculados ao Programa de
Inovação e Empreendedorismo estão relacionados com a disseminação do saber
técnico das áreas do agronegócio para a comunidade local e rural, prestando serviços,
desenvolvendo produtos e serviços que possam solucionar problemáticas
identificadas na comunidade, trazendo maior segurança, eficiência e conforto,
atendendo a sociedade nas necessidades e transferindo conhecimento acadêmico
para a comunidade, preparando o egresso para uma atuação global, focado no
mercado de trabalho, consciência social, ética e desenvolvimento de competências de
aplicação de projetos e soluções técnicas na sua área de formação. O aluno terá
oportunidade de prestar apoio para sociedade em temas como legislação aplicada no
agronegócio, finanças, contabilidade, empreendedorismo e inovação no agronegócio,
tanto de forma direta e prática como por meio de relatórios técnicos e laudos de visita.
CONTEÚDOS:
I – Gestão de pessoas e segurança do trabalho no agronegócio;
II – Gestão financeira no agronegócio;
III – Inovações tecnológicas e novos mercados no agronegócio.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional, 2015.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Gestão financeira para cooperativas: enfoques contábil e
gerencial. São Paulo: Atlas, 2014.
ZUIN, Luís Fernando Soares. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. 2.ed.
São Paulo: Saraiva, 2019.
OLIVEIRA, Marivaldo da Silva. Tecnologias e o agronegócio. São Paulo: Contentus,
2020.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é
um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no
MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode
baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-ptbr.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as
metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
3
Público
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você
encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.
Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com
maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente
curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
4
Público
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
2. REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4
3. VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
5
Público
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
4. AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS