PROJETO PRÁTICA EM ELETRÔNICA III – ELT – Cavalini Assessoria

PROJETO PRÁTICA EM ELETRÔNICA III – ELT

Neste projeto, o aluno demonstrará na prática a conversão e interpretação de sinais de alta
frequência em sons. A pesquisa e o projeto fazem parte do escopo do aprendizado e da assimilação
dos conteúdos propostos no decorrer do curso. Para a realização da tarefa, serão necessários alguns itens de baixo custo que podem ser adquiridos em quaisquer estabelecimentos que operem
com manutenção de equipamentos eletrônicos. Ainda, existe uma série de conteúdo específico na
internet que ensina o reaproveitamento dos materiais neste projeto demandados, obtendo-os de
equipamentos estragados e/ou não mais utilizados. Fica a critério do aluno a maneira de se obter
estes componentes, bem como a sua segurança, pois a Instituição não se responsabiliza por eventuais acidentes que possam ocorrer. Por isso, seja prudentel na utilização dos equipamentos e dos
componentes.
Este projeto consiste em reprodução sinal sonoro enviado por ondas moduladas e posteriormente demoduladas para ser reproduzido em autofalantes. O trabalho será dividido em 4 partes,
que são as postagens remetidas à Avaliação do Tutor:
• Embasamento Teórico;
• Projeto e Simulação;
• Construção;
• Conclusões.
Os arquivos solicitados (descritos em cada uma das etapas do Projeto) deverão ser postados
na área pertinente para Avaliação.
Projeto Prático em Eletrônica III – ELT
Parte I
Embasamento Teórico
O Projeto consiste na elaboração de circuitos osciladores, com ajuda do EWB (disponível na
disciplina de mesmo nome), utilizando-se de CI’s, fontes, resistores, capacitores, etc. Nesta etapa
do trabalho, o aluno deve estruturar toda a teoria envolvida na confecção deste Modulador/Demodulador, descrevendo os processos, componentes e fluxos. Deve, ainda, elencar as ferramentas
utilizadas na confecção, a função de cada um dos materiais utilizados.
A roteirização dos Trabalhos se dará em 3 fases (atividades) distintas:
1) Construção de um circuito oscilador senoidal de 10 MHz para a sua utilização como portadora.
• O oscilador pode ser de qualquer configuração que o aluno sentir mais confortável,
contanto que atinja a frequência desejada.
O aluno deverá descrever, para esta fase, o embasamento teórico utilizado no Software.
2) Construção de um circuito modulador AM com portadora senoidal de 10 MHz.
• A portadora precisa ser obtida a partir do oscilador projetado na primeira atividade;
• O sinal a ser modulado no circuito projetado precisa ser um sinal senoidal de 20 kHz;
• O sinal a ser modulado no circuito projetado de forma prática precisa ser o sinal de
saída de algum sistema reprodutor de áudio (computador, MP3, etc.);
O aluno deverá descrever, para esta fase, o embasamento teórico utilizados para a confecção do
Projeto Prático.
3) Construção de um circuito demodulador AM com portadora senoidal de 10 MHz.
• A portadora precisa ser obtida à partir do oscilador projetado na primeira atividade;
• O sinal ser demodulado precisa vir do modulador projetado na segunda atividade;
• Entre as conecções do circuito modulador e demodulador precisa-se existir um circuito
Buffer construído com um Amplificador Operacional para isolamento de cada circuito;
• O sinal a ser demodulado no circuito projetado de forma prática e precisa ser produzido em autofalantes.
O aluno deverá descrever, para esta fase, o embasamento teórico utilizados para a confecção do
Projeto Prático.
Projeto Prático em Eletrônica III – ELT
Atente-se. Os Embasamentos Teóricos das 3 fases deverão ser postados
em um único arquivo neste módulo da Disciplina, com roteirização distinta entre eles (o alun

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