PROVA CURSO DE QUALIFICAÇÃO – MAT – LIBRAS – JANEIRO/2024

1ª QUESTÃO
Durante muito tempo a Libras foi considerada uma língua ágrafa, isto é, não havia uma forma de registrá-la
por escrito. Isto mudou e atualmente existem alguns sistemas de representação escrita das línguas de sinais,
dos quais, o principal é o SignWriting.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; CARNEIRO, Marilia Ignatius Nogueira; SOARES, Beatriz Ignatius
Nogueira. Libras.
Maringá, Pr. Unicesumar, 2019.
Neste contexto, avalie as situações propostas e considere V para Verdadeiro e F para Falso.
I. A escrita em SignWriting é organizada linearmente, da mesma forma que a escrita alfabética.
II. São poucas as escolas, mesmo dentre as bilíngues, que incluem a escrita de sinais em seu currículo.
III. Atualmente já é possível encontrar obras literárias, em particular, as infantis, produzidas em SignWriting.
IV. Alguns dos recursos tecnológicos atuais possibilitam a escrita em sinais, mediante softwares.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V, F.
V, V, V, F.
V, V, F, V.
F, V, V, V.
V, V, F, F.

2ª QUESTÃO
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Em Libras é possível a modulação de sinais que é realizada pelas expressões faciais, o que equivale, na
Língua Portuguesa, à entonação e prosódia. As modulações que se referem aos advérbios de grau e de
intensidade também são realizadas pelas expressões faciais.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; CARNEIRO, Marilia Ignatius Nogueira; SOARES, Beatriz Ignatius Nogueira.
Libras. Maringá, Pr. Unicesumar, 2019.
Neste contexto, avalie as situações propostas e considere V para Verdadeiro e F para Falso:
I. As expressões faciais possuem função gramatical.
II. As expressões faciais, juntamente com as expressões corporais constituem um parâmetro da Libras.
III. Nenhum sinal é acompanhado de expressão facial neutra.
IV. As componentes não manuais são constituintes do sinal.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V, F.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

3ª QUESTÃO
Durante quase todo o século XX, acreditou-se que a língua oral era a única responsável pelo
desenvolvimento cognitivo humano, e a dificuldade de falar era considerada quase como impeditiva do
pensamento humano.
NOGUEIRA, C. M. I; SOARES, B. I. N; CARNEIRO, M. I. N. Libras.
Maringá: UniCesumar, 2019.
Em relação à Abordagem Oralista, avalie as afirmações a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso.
I. A concepção de surdez é de patologia.
II. Não há preocupação com a identidade surda.
III. Os sinais são utilizados como apoio à aprendizagem da língua oral.
IV. Atribui status linguístico à Libras.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
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V, F, V, F.
V, F, V, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

4ª QUESTÃO
Com o avanço da ciência e da tecnologia, atualmente, a cirurgia de implante coclear tem sido realizada em
crianças surdas cada vez com menos idade. Em consequência, para que o implante seja efetivo, as crianças
precisam passar por treinamento auditivo e aprender a falar. Para os surdos sinalizadores adultos, este fato
tem efeitos semelhantes aos decorrentes de um evento importante na história da educação dos surdos.
Considerando os estudos da disciplina, assinale a alternativa no qual se refere ao evento apontado no texto:
ALTERNATIVAS
Congresso de Milão (1880).
Congresso de Paris (1889).
Congresso da criação do método alemão (1778).
Comgresso Nacional da Constituição Federal (1988).
Congresso do Instituto Nacional de Surdos-Mudos (1857).

5ª QUESTÃO
As unidades mínimas que constituem um sinal em Libras não possuem significado isoladamente. Apenas
quando se compõem é que passam a constituir sentido.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; CARNEIRO, Marília Ignatius Nogueira; NOGUEIRA, Beatriz Ignatius. Libras.
(Reimpressão revista e atualizada). Maringá: Pr: Unicesumar, 2019.
Em relação aos aspectos morfológicos da Libras, avalie as afirmações a seguir, atribuindo V para as
verdadeiras e F para as falsas.
I. A composição de parâmetros para a constituição de um sinal é livre.
II. Sinais que utilizam ambas as mãos obedecem a condições de simetria ou de dominância.
III. A composição dos parâmetros na constituição dos sinais precisa seguir regras específicas.
IV. A única restrição na composição de parâmetros para a constituição de um sinal é o respeito às limitações
do espaço de sinalização.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
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F, F, F, F.
F, F, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, F.
V, V, F, F.

6ª QUESTÃO
Os classificadores permitem tornar mais compreensível o significado do que se quer enunciar e
desempenham uma função descritiva, podendo detalhar som, tamanho, textura, paladar, tato, cheiro, formas
em geral de objetos inanimados e seres animados, dentro outros, isto é, o classificador é um poderoso
auxiliar da língua de sinais, para determinar as especificidades e “dar vida” a uma ideia ou a um conceito ou
signos visuais.
IGNATIUS, C. M; SOARES, B. I. N; CARNEIRO, M. I. N. Libras.
Maringá: UniCesumar, 2018.
Neste contexto, avalie as situações propostas e considere V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Os classificadores são icônicos em seu significado pela semelhança entre a sua forma ou o tamanho do
objeto a ser referido.
II. Como os classificadores obedecem a regras de construção e são representados sempre por configurações
de mãos específicas associadas a expressões faciais, corporais e à localização.
III. Os classificadores, como os parâmetros da Libras, apesar de serem icônicos, não podem ser considerados
como mímica.
IV. São exemplos de classificadores icônicos: árvore, forte, carro, telefone, borboleta, mesa, revolver, sorriso,
triste, pensar, beijo, vestir.
V. De maneira geral os classificadores podem ser: predicativos, descritivos ou de características sintáticas e
semânticas.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, V.
F, F, V, F, F.
F, F, F, F, F.
V, F, V, F, V.

7ª QUESTÃO
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Analise a imagem a seguir:
Fonte: https://www.libras.com.br/ct__images/artigos/surdo-mudo/surdo-mudo.png. Acesso em: 28 out.
2022.
A expressão surdo-mudo descreveu erroneamente a comunidade surda durante muitos anos. O desuso
desse termo se dá ao fato de:
I. Nenhum surdo é mudo.
II. A mudez não corresponde à realidade do surdo.
III. Durante o período do Oralismo, o sucesso desse método foi invicto.
IV. A Libras substituiu o uso da língua portuguesa em qualquer modalidade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I e III, apenas.

8ª QUESTÃO
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A globalização é uma realidade e o grande número de imigrantes espalhados pelo mundo faz com que as
pessoas que falam diferentes idiomas convivam de maneira civilizada. Isto nos permite imaginar que, em um
futuro não muito distante, a diferença linguística dos surdos não seja mais considerada como deficiência.
Esta é a perspectiva assumida para a educação dos surdos, de acordo com a PNEE 2008.
Neste contexto, considere as afirmativas a seguir:
I. O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns deve ser desenvolvido em um
ambiente bilíngue.
II. O Atendimento Educacional Especializado deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento
que o aluno tem da Língua Portuguesa e da Libras.
III. O professor da sala comum deve saber se comunicar pelo menos funcionalmente em Libras.
IV. As aulas devem ser ministradas pelo professor na Língua Portuguesa, portanto a presença do intérprete
é dispensável.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Todas as afirmações estão corretas.

9ª QUESTÃO
A parte da linguística que faz a comparação entre duas ou mais línguas chama-se linguística
contrastiva. Nesse contexto, analise as afirmativas seguintes:
I. A comparação é feita nos níveis de articulação da linguagem a saber: fonológico, semântico, morfológico e
sintático.
II. Fonológico: estuda os fonemas, que são a menor unidade distintiva da palavra – por exemplo, na palavra
fala a letra f representa o fonema fê -, se refere aos sons numa língua oral.
III. Semântico: estuda o significado ou sentido das palavras e da sentença. A semântica, além de estudar as
ironias e metáforas.
IV. Morfológico: estudo da estrutura interna das palavras, isto é, como os elementos se combinam entre si
para formar as palavras.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
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Podemos afirmar que a principal conquista da adoção do bilinguismo como abordagem educacional não foi
a melhoria da qualidade de aprendizagem do surdo, mas conquistas que ocorreram extra muros da escola.
Neste contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. As crianças surdas não são mais proibidas de ter contato com surdos adultos sinalizadores.
II. Junto com o bilinguismo emerge, também, a cultura surda e a constituição de identidades surdas.
III. A obrigatoriedade de intérprete em pronunciamentos oficiais contribui para a cidadania do surdo.
IV. Com a possibilidade de comunicação em sua língua natural, os surdos não precisam mais da atuação do
intérprete.
Está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e I

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