PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DE INDICADORES – 54/2023

1ª QUESTÃO
O ato de medir inicia-se com uma necessidade, passa pela escolha do indicador, pelo estabelecimento de
padrões de comparação, pela comparação dos resultados obtidos com os respectivos padrões, pelas
conclusões, chegando, finalmente, à etapa de tomada de decisão. As informações utilizadas para a medição
de desempenho servem não só para a tomada de decisão, mas também para outros propósitos
organizacionais que precedem e sucedem a tomada de decisão, isto é, podem ser utilizadas para outros fins
que seja o processo decisório.
CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Sobre a utilização da informação de acordo com sua finalidade, analise as afirmativas a seguir:
I. A informação pode ser utilizada para o aprendizado dos próprios gestores.
II. A informação pode ser utilizada como sinal para mudanças futuras na empresa.
III. A informação pode ser utilizada para fins de avaliação dos funcionários quanto ao cumprimento de
metas.
IV. A informação pode ser utilizada mesmo que advinda de meios informais para comunicação externa para
as partes interessadas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.

2ª QUESTÃO
A lucratividade representa o lucro obtido em relação ao valor das vendas. Podemos ter o lucro ou margem
unitária como lucro ou margem total. A lucratividade/margem unitária é o lucro obtido pela venda de cada
unidade de produto ou serviço. A lucratividade/margem total é o lucro líquido total obtido pelo total das
receitas das vendas dos produtos e serviços durante um período. A rentabilidade relaciona o lucro obtido ao
investimento feito ou existente. O objetivo da rentabilidade é determinar o retorno do investimento. Em
outras palavras, a apuração da rentabilidade tem por finalidade saber se o retorno real foi coerente com o
retorno planejado. A rentabilidade é sempre uma medida percentual, e, portanto, relativa.
PADOVEZE, C. L. Introdução à Administração Financeira. 2. ed. São Paulo: Cengage Learging, 2010.
Sobre rentabilidade e lucratividade, analise as afirmativas a seguir:
I. A rentabilidade é calculada dividindo o investimento pelo lucro obtido.
II. A lucratividade é calculada dividindo o lucro obtido pelo valor das vendas.
III. A Rentabilidade e a Lucratividade são terminologias que podem ser utilizadas como sinônimos.
IV. Os indicadores de rentabilidade e lucratividade devem ser utilizados em conjunto para uma avaliação
mais completa da parte financeira da companhia.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
Indicadores interpretam os objetivos da organização e, portanto, medem os efeitos desejados pelos
gestores. Considerando que não há efeito sem causa, um Sistema de Medição de Desempenho deve conter
indicadores que levem ao foco do problema apontado pelo indicador do efeito. Diagnosticada a causa, uma
ação corretiva pode ser aplicada e, minimizando ou eliminando a causa, o efeito diminui ou desaparece. Em
geral, um gestor tem uma capacidade limitada de analisar informações. Isso mostra que as informações
recebidas por ele têm que ser poucas e essenciais, e isso inclui os indicadores
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap,
2021.
Sobre a finalidade dos indicadores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores quantificam informações.
II. Os indicadores tornam as informações mais subjetivas.
III. Os indicadores tornam as informações mais fáceis de interpretar.
IV. Os indicadores possibilitam a aplicação de ações corretivas em problemas que não eram percebidos
anteriormente.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO
As atividades que estão vinculadas a um desempenho são possíveis de se monitorar, desde que os
resultados adquiridos sejam efetivos, produzam impactos e gerem melhorias significativas quando
comparadas a uma situação inicial. Caso os resultados não estejam produzindo melhorias, são necessárias
ações corretivas.
MASSOLA JÚNIOR, E. Construção, mensuração e fomento de indicadores de desempenho. São Paulo:
Platos Soluções Educacionais, 2021.
Sobre as ações corretivas que a gestão pode realizar em caso da falta de melhora na companhia, analise as
afirmativas a seguir:
I. A gestão deve esperar até que os indicadores possam gerar uma melhora nos resultados, sem intervenção
no processo.
II. A gestão deve intervir na construção dos indicadores, modificando aspectos da estrutura e também os
parâmetros do processo.
III. A gestão deve intervir, interrompendo a elaboração de indicadores da companhia, passando a realizar
um acompanhamento informal.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

5ª QUESTÃO
Indicadores permitem o conhecimento sobre a situação que se deseja modificar, estabelecer as prioridades,
escolher os beneficiados, identificar os objetivos e traduzi-los em metas e, assim, acompanhar com mais
efetividade o andamento dos trabalhos, avaliar os processos, adotar os redirecionamentos necessários e
verificar os resultados e os impactos obtidos.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap,
2021.
Sobre as consequências em empresas que passam a utilizar indicadores em sua gestão, analise as
afirmativas a seguir:
I. Os indicadores resolverão parte dos problemas da companhia.
II. Os indicadores demonstrarão problemas que não eram vistos antes.
III. Os indicadores fornecerão informações importantes para a tomada de decisão.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

6ª QUESTÃO
O Balanced Scorecard (BSC) pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma organização não
deve se restringir apenas às informações financeiras. O BSC foi desenvolvido com o objetivo de fornecer
informações além das métricas tradicionais e proporcionar à alta gerencia uma rápida compreensão dos
negócios da organização por inteiro, abrangendo-as em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos
internos e aprendizado e crescimento. O Performance Prism (Prisma de Performance) consiste na
apresentação dos critérios de avaliação de desempenho divididos em cincos faces de um prisma, que são:
satisfação dos stakeholders, estratégias, processos e aptidões e contribuições dos stakeholders. O primeiro
passo para implantar o sistema é compreender o que cada público interessado na organização precisa e
como pode contribuir.
Fonte: adaptado de: https://bityli.com/JVJBeCPnn. Acesso em: 9 fev. 2023.
Sobre o Balanced Scorecard e o Performance Prism, analise as afirmativas a seguir:
II. O Performance Prism busca a satisfação dos stakeholders.
II. O Balanced Scorecard considera os objetivos fatores críticos de sucesso.
III. O Performance Prism considera que a gestão de uma organização se restringe às informações financeiras.
IV. O Balanced Scorecard e o Performance Prism são sistemas de medição e gestão de desempenho
organizacional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

7ª QUESTÃO
Com o estabelecimento de indicadores, criam-se condições de acompanhar as consequências das escolhas
que foram realizadas, o que auxilia na manutenção ou no redirecionamento de estratégias e ações que
podem geram economia, assertividade e maior retorno. No entanto, para que os indicadores cumpram bem
o seu papel, é necessário que eles atendam a vários requisitos distintos.
CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os indicadores de desempenho devem ser complexos, de modo que a sua interpretação seja feita por
pessoal especializado.
PORQUE
II. Os negócios de empresas no mundo moderno possuem certa profundidade, que exige o grau elevado de
complexidade nos indicadores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

8ª QUESTÃO
As organizações utilizam-se de uma série de ferramentas para sua gestão e, entre eles, há o planejamento
estratégico, tático e o operacional, comumente visualizados de forma conjugada. Cada um dos três níveis de
planejamento terá um conjunto de indicadores diferentes que se adequam ao referido nível.
MASSOLA JÚNIOR, E. Construção, mensuração e fomento de indicadores de desempenho. São Paulo:
Platos Soluções Educacionais, 2021.
Sobre os indicadores operacionais, táticos e estratégicos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores operacionais são voltados a todos os processos operacionais realizados na companhia.
II. Os indicadores táticos tem pouca relação com processos, eles demonstram o cumprimento da visão e
missão da empresa.
III. Os indicadores estratégicos estão relacionados aos caminhos que a empresa está trilhando e apresentam,
de forma menos crítica, os aspectos relacionados aos processos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

9ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho podem ter conotação positiva ou negativa. Os de conotação negativa
possuem como característica que quanto menor o seu valor, melhor para a empresa. Além disso, eles
possuem como vantagem a oportunidade de melhoria, já que as pessoas percebem que algo ainda pode ser
feito, buscando diminuir o que saiu errado. A desvantagem é seu foco no lado negativo, podendo causar
nas pessoas a impressão de que não se consegue mudar positivamente, apesar dos esforços despendidos.
Fonte: CAMILIS, P. K. et al. Gestão do Desempenho Organizacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Sobre exemplos de indicadores com conotação negativa, analise as afirmativas a seguir:
I. Percentual de entregas realizadas no prazo.
II. Percentual de entregas realizadas com atraso.
III. Taxa de conversão de clientes por vendedores.
IV. Tempo de atendimento até a conclusão da venda.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
Indicadores favorecem a participação e o empoderamento das partes interessadas, as quais, embasadas em
informações, podem contribuir de fato com suas visões e prioridades. Os indicadores permitem avaliar os
processos, adotar os redirecionamentos necessários e verificar os resultados e os impactos obtidos. Um
sistema de indicadores bem elaborado permite o melhor aproveitamento da qualidade técnica dos
funcionários, apoiando no direcionamento e definição de metas individuais.
Fonte: adaptado de: BAHIA, L. O. Guia referencial para construção e análise de indicadores. Brasília: Enap,
2021.
Sobre os motivos para aderir à gestão por indicadores, analise as afirmativas a seguir:
I. Os indicadores garantem que a empresa atinja resultados melhores no futuro.
II. Os indicadores fazem com que a visão do cliente sobre a empresa possa ser diferente.
III. Os indicadores conseguem ainda motivar os funcionários para o cumprimento de metas.
IV. Os indicadores servem como orientação para os gestores realizar alterações em seus processos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV

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