1ª QUESTÃO
A Inteligência Competitiva (IC), é um instrumento utilizado para analisar e avaliar as informações que
obtemos e identificar quais são as potenciais oportunidades e ameaças a fim de buscar soluções de forma
inteligente e com vantagens competitivas ao mercado de atuação (ZANCHETT, 2016).
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
A partir da leitura do trecho acima e dos conhecimentos apresentados no livro, avalie as asserções a seguir
e a relação proposta entre elas.
I. A origem da inteligência competitiva remonta aos métodos empregados pelos órgãos de inteligência
governamentais, cujo propósito principal era identificar e avaliar informações vinculadas à defesa nacional
durante o período da Guerra Fria.
PORQUE
II. A meta da Inteligência Competitiva é fortalecer a capacidade competitiva de uma empresa, realinhando
seu modelo de negócio, objetivos, planejamentos, entre outros aspectos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
2ª QUESTÃO
O Ensino a Distância (EAD), apresenta-se como um importante instrumento de intercâmbio e articulação de
conhecimento e informações entre diferentes comunidades virtuais de aprendizagem, o que demonstra ser
um grande potencial pedagógico.
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal – Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
A partir do texto acima e dos conhecimentos apresentados no livro sobre o ponto de convergência entre a
Gestão do Conhecimento e o EAD, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Ensino a Distância (EAD) é fundamentado na baixa utilização de tecnologia, isso impossibilita que
alunos e suas atividades sejam conduzidos em locais e horários variados.
PORQUE
II. A principal característica do EAD é o aprendizado autônomo, o qual requer uma disciplina, dedicação e
responsabilidade bem maiores em comparação ao ensino presencial.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
3ª QUESTÃO
Pode-se dizer que a Gestão do Conhecimento, como hoje é entendida, foi uma decorrência de algumas
mudanças significativas ocorridas no último milênio e na última década. A principal delas foi o surgimento
da internet e o consequente aumento espetacular na capacidade humana de se comunicar, publicar e
acessar informações, além de colaborar com pessoas em localidades muito distantes. Outras incluem a
globalização, o aumento da velocidade de desenvolvimento de produtos, a explosão no volume de
informações e o surgimento de modelos de negócio em rede (ZANCHETT, 2016).
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando o texto acima, e os estudos relacionados aos processos de gestão do conhecimento, avalie as
afirmações a seguir:
I. O processo de gestão do conhecimento envolve identificar o conhecimento, criar o conhecimento,
armazenar o conhecimento, compartilhar o conhecimento e usar esse conhecimento.
II. O processo de gestão do conhecimento envolve identificar o conhecimento, criar o conhecimento,
armazenar o conhecimento, guardar o conhecimento e manter o conhecimento arquivado.
III. O processo de gestão do conhecimento envolve gerar o conhecimento, criar reconhecimento, apresentar
o conhecimento, melhorar as descobertas e manter a pesquisa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Todo o conhecimento presente dentro de uma empresa quando somado tem como resultado o capital
intelectual. Este é um ativo muito valioso para qualquer empresa que busca se destacar no mundo
corporativo. A gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental no sucesso e na vantagem
competitiva de uma empresa. Ela permite que a organização aproveite ao máximo o conhecimento e a
experiência acumulados ao longo do tempo, transformando-os em ativos tangíveis.
Fonte: Disponível em: https://zenklub.com.br/blog/trabalho/gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 02 abr.
2024.
Considerando o texto acima e os estudos relacionados ao Capital Intelectual, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A gestão do conhecimento é uma técnica que envolve conhecimento científico, empírico e emocional.
A gestão do conhecimento envolve inteligência artificial, inteligência emocional e educação corporativa.
A gestão do conhecimento é um processo que inclui o capital intelectual, habilidades e conhecimento empírico.
A gestão do conhecimento consiste em um procedimento que envolve gestão do tempo, inteligência empresarial e
educacional.
A gestão do conhecimento é um processo que abarca a administração do Capital Intelectual, a inteligência
empresarial e a formação corporativa.
5ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia.
Lúcio é o novo gerente de uma grande empresa de tecnologia. Ele quer implementar práticas de Gestão do
Conhecimento (GC) para melhorar a eficiência operacional de líderes de equipe e funcionários. Para tanto, o
gerente analisou informações coletadas para identificar padrões, tendências, sucessos e desafios na referida
empresa.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando a situação hipotética acima e o conteúdo abordado no livro sobre “Cultura e Valores
Organizacionais”, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
ALTERNATIVAS
É fato que o recurso conhecimento deixou de permear praticamente todas as atividades de uma organização.
O melhor vocabulário a ser utilizado em ambiente empresarial é o vocabulário utilizado em ambiente acadêmico,
devido a linguagem ter mais clareza.
A perspectiva, comercialização e aplicação da gestão do conhecimento são determinadas exclusivamente pela
preparação prévia dos futuros colaboradores.
A competitividade empresarial possibilita um ambiente econômico mais estimulante e torna a implementação de
iniciativas de gestão do conhecimento mais viável.
O desafio primordial na implementação da gestão do conhecimento é identificar de maneira clara e específica as
bases de conhecimento que uma organização deve gerenciar de maneira sistemática, metódica e estratégica.
6ª QUESTÃO
No que tange ao processo educacional contemporâneo, a gestão do conhecimento (GC) é considerada
imprescindível para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecimento da cultura de aquisição e
compartilhamento por meio de processos de mediação; aproveitamento dos capitais intelectuais e
interatividade dos recursos humanos; melhor qualidade, eficiência e dedicação educacionais; mais
entendimento dos processos informacionais para a tomada de decisões, com vista a melhores resultados
educativos (LLARENA, 2015).
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Assim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. O processo de gestão do conhecimento para os desafios educacionais se efetiva por meio das habilidades
e competências individuais.
PORQUE
II. Esse processo desenvolve-se através da contribuição das pessoas, ajudando a aprimorar a experiência de
cada um.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
De acordo com Terra e Bomfim (2006, p. 1-2), as universidades corporativas atuais são distintas das
pioneiras: antigamente elas atendiam basicamente ao pessoal mais graduado e de maneira presencial; hoje,
agem sobre todos os funcionários da corporação e têm de se manter com recursos próprios, implicando na
abertura de salas de aula para públicos externos, como os clientes e fornecedores, e investem pesado em
tecnologia para viabilizar ferramentas de ensino a distância.
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Assim, com base nessas informações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O conhecimento é uma ferramenta simplificada para as universidades corporativas e também
organizações.
PORQUE
II. Buscam criar expectativas embasadas em um conhecimento totalmente empírico, ou seja, um
conhecimento baseado no senso comum.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
A gestão do conhecimento envolve a incorporação de um novo “raciocínio e foco gerencial” na dimensão
ou recurso do conhecimento. Envolve também a utilização de uma série de novos métodos recentes e
consolidados, por exemplo: mapeamento de conhecimentos, gestão por competência, comunidades de
prática, gestão de talentos, e também uso de novas tecnologias de informação, colaboração virtual e
comunicação. O verdadeiro desafio é a articulação desta ampla gama de ferramentas gerenciais e
tecnológicas que servem para melhorar a capacidade das organizações para aprender, inovar, utilizar suas
competências e proteger seus conhecimentos e ativos intangíveis estratégicos (SALDANHA, 2004).
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Considerando o texto acima e os estudos relacionados a Cadeia de Valor do Conhecimento, analise as
afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A cadeia de valor do conhecimento busca apenas informações concretas.
O conhecimento é um ativo valioso, mas não é resultante de combinações.
A cadeia de valor do conhecimento está relacionada somente a informações e competências.
O conhecimento é um ativo dependente de base, dados concretos, habilidades e competências do ser humano.
O conhecimento é um ativo precioso, resultante da combinação de dados, informações, conhecimento e
competências.
9ª QUESTÃO
O Artigo de Vergara (2009 apud Zanchett, 2023) vem responder à questão das possibilidades e das
limitações de compartilhamento do conhecimento. É necessário ter continuamente um ambiente de
trabalho colaborativo entre as pessoas e organizações.
Fonte: ZANCHETT, P. S. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Maringá,
UniCesumar, 2023.
Considerando a leitura do excerto e os conhecimentos apresentados no livro, analise as afirmações a seguir:
I. A partir do momento em que a organização incentiva muito a competição e a luta pelo poder, ela está
promovendo o compartilhamento do conhecimento.
II. A organização que compreender como o compartilhamento do conhecimento pode ser incentivado,
possibilitará a operacionalização da gestão do conhecimento de forma eficiente.
III. Podemos entender o compartilhamento do conhecimento como sendo a interação relacional entre
pessoas, que partilham conhecimento tácito e explícito como forma de gerar conhecimento novo e de valor
para a organização.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
A aprendizagem e a gestão do conhecimento são fenômenos estudados em diversas áreas do
conhecimento. Nas instituições de ensino devem existir incentivos à produção de conhecimento mesmo que
não identificado. A pesquisa, uma atividade que representa um dos pilares da administração escolar
moderna, exige, muitas vezes, abstrações e experimentos, e este conhecimento, embora indefinido e não
classificado, pode ainda não apresentar maturação suficiente para sua formalização, mas poderá gerar uma
inovação quando concluído e formalizado (NETO; AZEVEDO, 2016). Tomando como base o conceito de
Fleury e Fleury (2005) no qual a aprendizagem é caracterizada como um processo de modificações
provenientes de experiências anteriores, sejam elas manifestadas ou não em uma mudança de
comportamento visível, surgem indagações acerca da propriedade dos conhecimentos gerados pelos
processos de aprendizagem nas organizações.
Fonte: ZANCHETT, Pedro Sidnei. Estudo Contemporâneo e Transversal- Gestão do
Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2023.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
I. Em relação ao processo educacional contemporâneo, podemos dizer que a gestão do conhecimento é
fundamental para otimizar o tempo, o espaço, e os recursos, o estabelecimento da cultura de aquisição e
compartilhamento por meio de processos de mediação.
PORQUE
II. Uma das metas cruciais da educação, para corresponder às demandas desta nova sociedade de
aprendizado, é promover nos indivíduos habilidades de gestão do conhecimento que vão além da mera
aquisição de conhecimentos pontuais concretos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas