1ª QUESTÃO
Para Aguera (2008), a emoção pode ser representada por impulsos que podem ser mensurados, tais como o
ritmo dos batimentos cardíacos, a respiração, a pressão arterial, a sudorese e a dilatação das pupilas.
Fonte: adaptado de: https://bityli.com/PQXRAEvlL. Acesso em: 1 dez. 2022.
Sobre as habilidades que a competência emocional consiste, conforme Aguera (2008), analise as afirmativas
a seguir:
I. A competência emocional consiste na habilidade de monitorar e refrear os impulsos emocionais.
II. A competência emocional consiste na habilidade de se livrar de estados de ânimo desfavoráveis.
III. A competência emocional consiste na habilidade entender que para obter grandes gratificações
geralmente é necessário abrir mão de pequenas gratificações.
IV. A competência emocional consiste na habilidade de entender que, na maioria das vezes, não merecemos
aquilo que nos foi ofertado, mesmo que sejam elas coisas boas para a vida pessoal e profissional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
As habilidades sociais podem ser entendidas como aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos,
sentimentos e atitudes de forma adequada, no âmbito social, familiar e profissional. Elas respeitam normas
de comportamento e se expressam em distintas situações, sendo coerentes e sem causar mal-estar nos
demais.
Fonte: https://bityli.com/YBaltBCIe. Acesso em: 2 dez. 2022.
Considerando o texto apresentado e as habilidades sociais em relação aos conflitos, analise as afirmativas a
seguir:
I. As pessoas com escasso repertório de habilidades sociais podem simplesmente afastar-se das pessoas
com quem estabelecem conflitos.
II. As pessoas ricas em habilidades sociais possuem empatia, portanto se importam com os outros e
possuem maior propensão a serem sensíveis às emoções deles.
III. As pessoas com mais habilidades sociais dificilmente se satisfarão em simplesmente afastar-se de quem
discorda delas, pois há uma tendência ao diálogo e à construção coletiva de novas possibilidades de
solução.
IV. As pessoas com habilidades sociais apresentam uma maior autoconfiança, atitudes e pensamentos
positivos acerca das interações sociais, disposição para apresentar-se a outrem, facilidade para iniciar
conversas e sustentá-las.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
Você já agiu sem pensar? Muitas vezes, somos precipitados, porque o comportamento se desdobra antes
que dê tempo para a reflexão, a análise dos fatos, a ponderação.
Leia o trecho a seguir:
Eu que falei “nem pensar”
Agora me arrependo, roendo as unhas
Frágeis testemunhas
De um crime sem perdão.
Refrão de Bolero. Engenheiros do Hawaii. Álbum: A Revolta dos Dândis, 1987. Disponível em:
https://bityli.com/IBTLoZkWM. Acesso em: 2 dez. 2022.
Considerando as informações apresentadas, a situação exposta no trecho da música se refere a:
ALTERNATIVAS
Uma situação em que a razão está ativada.
Uma situação em que a razão antecede a emoção.
Uma situação que o pensamento antecede o comportamento.
Uma situação em que o comportamento antecede o pensamento.
Uma situação em que o pensamento e comportamento estão inativados.
4ª QUESTÃO
A motivação é a força que emerge, regula e sustenta as ações de cada indivíduo; ela é um processo
complexo que influencia o início de uma atividade e a sua manutenção com persistência e vigor ao longo
do tempo. A motivação não deve ser considerada como um traço relativamente estável do comportamento
humano, pois ela muda em função das características do contexto ao qual o indivíduo está exposto. A
motivação se caracteriza como um dos pressupostos das competências pessoais e, por isso, deve ser
trabalhada e desenvolvida.
PANSERA, S. M et al. Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idade. Psicologia escolar e
educacional, v. 20, p. 313-320, 2016. Disponível em: https://bityli.com/vVTVYuTXO. Acesso em: 2 dez. 2022.
Considerando o texto apresentado e a motivação, analise as afirmativas a seguir:
I. A motivação não pode ser gerada em si próprio.
II. A motivação intrínseca se caracteriza pelo interesse e satisfação pela atividade em si.
III. A motivação abrange inclinações, predisposições internas que favorecem que objetivos sejam atingidos.
IV. A motivação pode ser de duas formas, sendo ela intrínseca ou extrínseca, sendo essa última referindo-se
ao meio externo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
“
. . .
Senti a ansiedade me invadir o corpo e ouvi as batidas surdas do coração … A ansiedade transformou-se em
medo total. Fui para o acostamento esperar que a lufada passasse. Meia hora depois, a neve parou, a
visibilidade retornou e segui em frente, sendo parado uns 100 metros adiante, onde uma equipe de
ambulância socorria um passageiro de um carro que batera na traseira de outro que andava em velocidade
mais lenta. A colisão havia bloqueado a rodovia. Se eu tivesse continuado a dirigir na neve que impedia a
visibilidade, provavelmente os teria atingido… A cautela que o medo me impôs naquele dia talvez tenha
salvado minha vida…Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação
imediata, para planejamentos instantâneos que visam lidar com a vida.”
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, p. 34. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 5 dez. 2022
Considerando o excerto apresentado e o que desregramento emocional pode ocasionar, analise as
afirmativas a seguir:
I. Diversos prejuízos financeiros.
II. Surgimento de doenças que não são contagiosas.
III. Término de relacionamentos amorosos/familiares.
IV. Aumento das chances de conseguir se inserir no ambiente de trabalho ou manter-se nele.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
6ª QUESTÃO
A consciência de si apresenta-se como a consciência prática, que vive situações atemporais da existência
humana, como o desejo, o reconhecimento, e a luta por independência, isto é, situações que não são
particulares de algum momento histórico, mas a todos eles.
Fonte: adaptado de: https://bityli.com/jsluEbXbF. Acesso em: 1 dez. 2022.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A consciência é imprescindível para a construção do conhecimento, para o saber, e é individual.
PORQUE
II. A consciência é a via pela qual cada um pode tanto sentir-se quanto saber-se algo, isso inclui o sentir e o
saber sobre as próprias emoções, estados de ânimo e sentimentos.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, principalmente quando falamos do
mercado de trabalho. Desse modo, considere o pressuposto que é um processo psicológico individual que
contribui bastante com o desempenho profissional, já que influencia e agencia as ações. Além disso, esse
pressuposto se inicia com o policiamento das próprias sensações e afetos, bem como com a análise de
ambos.
Considerando as informações apresentadas, o pressuposto das competências pessoais retratado é:
ALTERNATIVAS
Motivação.
Desempenho.
Autorregulação.
Consciência de Si.
Conhecimento da Sociedade.
8ª QUESTÃO
Alguns psicólogos adotaram uma visão mais ampla de inteligência, tentando reinventá-la em termos do que
é necessário para viver bem a vida. E essa linha de investigação retorna ao reconhecimento de como,
exatamente, é crucial a inteligência “pessoal” ou emocional. Sendo assim, Goleman, defende a concepção
que temos “duas mentes”, ou seja, nosso cérebro é formado por uma parte mais emocional e por uma parte
mais racional. É primordial frisar, que ambas se complementam e a harmonia entre essas duas mentes é
essencial para um bom desempenho em nossas vidas.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
Considerando os cinco domínios principais para o desenvolvimento da inteligência emocional, analise as
afirmativas a seguir:
I. Lidar com as emoções.
II. Autocontrole emocional.
III. Lidar com os relacionamentos.
IV. Ignorar as emoções dos outros indivíduos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
A expressão Inteligência Emocional foi se tornando amplamente conhecida em virtude dos estudos do
professor da famosa Universidade de Harvard, Daniel Goleman. Meyer e Salovey apresentaram a primeira
formulação de um conceito que chamaram de “inteligência emocional”. A expressão inteligência emocional,
ou sua abreviação QE, se tornou onipresente, aparecendo em lugares tão improváveis quanto nas tirinhas
Dilbert e Zippy the Pinhead e na arte sequencial de Roz Chast na The New Yorker.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional
recursoeletrônico
; tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. Disponível em: https://bityli.com/HIlWw.
Acesso em: 2 dez. 2022.
Quando foi a primeira vez que utilizou-se o termo inteligência emocional?
ALTERNATIVAS
Em 1800, por Mendel e Darwin.
Em 1990, por Mendel e Darwin.
Em 1990, por Peter Salovey e John Mayer.
Em 2019, por Peter Salovey e John Mayer.
Em 2009, por Peter Salovey e John Lennon.
10ª QUESTÃO
Reconhecer um sentimento quando ele ocorre é a pedra de toque da inteligência emocional. A capacidade
de controlar sentimentos a cada momento é fundamental para o discernimento emocional e para a
autocompreensão. A incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles.
Fonte: https://bityli.com/yhJCLXSio. Acesso em: 6 dez.2022 (adaptado).
Pessoas que são mais seguras em relação aos seus sentimentos:
ALTERNATIVAS
São mais propensas aos erros.
São mais conscientes e, por isso, agem sempre pela razão.
Têm maior consciência de como se sentem ao tomar uma decisão.
Têm menor consciência de como se sentem ao tomar uma decisão.
São mais inseguras com as tomadas de decisões, pois tendem a ser mais ansiosas