1ª QUESTÃO
A neurociência confirma que a motivação e a colaboração dos funcionários estão diretamente relacionadas
ao exemplo e ao reconhecimento. Considerando os estudos realizados, por que isso acontece? Assinale a
alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Porque a motivação de cada indivíduo está diretamente ligada à sensação de prazer e recompensa sentida por ele.
Porque a motivação das pessoas se volta unicamente a fatores intrínsecos.
Porque o comportamento do indivíduo tornou-se um elemento fácil de ser gerenciado de acordo com as bases
neurocientíficas.
Porque a decisão de colaborar ou não com determinado grupo ou projeto depende de fatores biológicos do indivíduo.
Nenhuma das alternativas está correta.
2ª QUESTÃO
Considerando a relação estabelecida entre neurociências e mundo dos negócios, marque V para verdadeiro
e F para falso nas sentenças a seguir:
( ) As neurociências auxiliam os gestores no entendimento da percepção, ação e emoção do indivíduo.
( ) Os estudos de neurociência se relacionam a como os circuitos cerebrais, provocam respostas e
comportamentos nos indivíduos.
( ) Por meio desses estudos, entende-se que os comportamentos dos indivíduos deixam de depender das
regiões subcorticais do sistema nervoso.
( ) Reconhece-se que as áreas cerebrais envolvidas no controle motivacional, na cognição e na memória
fazem conexões com diversos circuitos nervosos.
( ) Ao conhecer sobre o funcionamento do cérebro, gestores podem compreender o motivo de suas
decisões e aspectos ligados à comunicação interpessoal, inteligência emocional.
( ) A neurociência representa um viés no mundo das organizações que pode levar à respostas voltadas ao
desenvolvimento organizacional.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
V,V,V,V,V,V.
V,F,V,F,V,V.
F,F,V,V,V,V.
V,V,F,V,V,V.
Nenhuma das alternativas está correta.
3ª QUESTÃO
Leia atentamente o excerto apresentado abaixo:
Poder seguir orientação grupal, consultar pessoas e ser consultada por elas, usar os seus talentos pessoais
para o desenvolvimento da organização, promover o desenvolvimento dos talentos daqueles com os quais
trabalha.
Tendo por base os estudos realizados, a que se refere a definição apresentada? Assinale a alternativa
correta.
ALTERNATIVAS
Insatisfação motivacional.
Satisfação motivacional.
Percepção motivacional.
Prática motivacional.
Nenhuma das alternativas está correta.
4ª QUESTÃO
Vimos em nossos estudos que a inteligência detém uma série de características. Assim sendo, analise as
afirmações a seguir:
A inteligência ________ se caracteriza pela capacidade de lidar com problemas novos, que exigem velocidade
e flexibilidade mental.
Quando o indivíduo aplica conhecimentos acumulados para resolver problemas semelhantes aos que já
foram encontrados em outras ocasiões, trata-se de inteligência _________________.
Os _________ realmente detectam diferenças entre os indivíduos, sendo instrumentos úteis para predizer
desempenho futuro, muito utilizados em processos seletivos e de orientação vocacional.
O tipo de inteligência que envolve a capacidade de processar informações emocionais e usá-las no
raciocínio e em outras atividades cognitivas, é conhecida como _____________ ________________.
Dentre as características da inteligência emocional está a capacidade de o indivíduo ________ e __________ as
emoções com precisão, regulando as emoções tanto próprias quanto dos outros para promover
crescimento e bem-estar.
Assinale a alternativa que contenha as palavras que preenchem as lacunas corretamente.
ALTERNATIVAS
Emocional. Fluída. Indivíduos. Foco comportamental. Avaliar. Focar.
Fluída. Cristalizada. Testes. Inteligência emocional. Perceber. Avaliar.
Cristalizada. Fluída. Comportamentos. Ciência. Avaliar. Focar.
Fluída. Cristalizada. Comportamentos. Informação emocional. Promover. Sustentar.
Nenhuma das alternativas está correta.
5ª QUESTÃO
O estilo de liderança que tem como objetivo principal fazer com que o trabalho seja realizado, deixando o
crescimento ou satisfação pessoal dos empregados em segundo plano, é denominado:
ALTERNATIVAS
Orientado para as pessoas.
Orientado para a equipe.
Orientado para a tarefa.
Orientado para a empresa.
Nenhuma das alternativas está correta.
6ª QUESTÃO
Estudos com imagens revelam como o funcionamento cerebral varia de uma pessoa para outra e confirmam
que temos jeitos específicos de assimilar informações. Sobre o que esses estudos vêm desvendando, analise
as afirmações:
I – A estrutura e as funções cerebrais dão origem a diferenças individuais na inteligência.
II – Todos os indivíduos operam da mesma forma.
III – Por meio de combinações de diferentes áreas do cérebro, pessoas com igual quociente intelectual (QIs)
podem resolver um problema com a mesma velocidade e exatidão.
IV – Estudos com imagens revelam que o funcionamento do cérebro dos indivíduos é igual, ou seja, o
comportamento e as emoções são passíveis de controle, principalmente no ambiente organizacional.
Está correto somente o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Nenhuma das alternativas está correta.
7ª QUESTÃO
Quando falamos do ser humano, a descrição do componente subjetivo da emoção é de difícil controle.
Assinale a alternativa correta que justifica essa afirmação.
ALTERNATIVAS
Gestores organizacionais conseguem controlar as emoções das pessoas nos ambientes de trabalho.
A experiência subjetiva está dissociada de manifestações fisiológicas do indivíduo.
Somente o próprio indivíduo tem acesso ao seu componente subjetivo.
O ser humano tem absoluto controle sobre as suas emoções no ambiente de trabalho, assim, facilmente pode
controlar as suas decisões.
Nenhuma das alternativas está correta.
8ª QUESTÃO
Analise atentamente os excertos apresentados a seguir:
O _____________ ___________ é variável e ao mesmo tempo variante.
O entendimento das __________ _________ funciona como ferramenta de apoio para compreender como as
pessoas são e como agem, o que ajuda a preparar e tomar decisões.
A capacidade de _____________ dos indivíduos é muito grande. Na neurociência sustenta essa afirmação o
conceito de ____________ ______________.
Assinale a alternativa com as palavras que preencham as lacunas de cada sentença.
ALTERNATIVAS
Indivíduo sozinho. Forças individuais. Adaptação. Comportamento individual.
Comportamento humano. Potencialidades individuais. Plasticidade. Comportamento cerebral.
Comportamento humano. Diferenças individuais. Adaptação. Plasticidade Cerebral.
Fluxo organizacional. Capacidades individuais. Adaptação. Adaptação cerebral.
Nenhuma das alternativas está correta.
9ª QUESTÃO
Em nossas discussões, tratamos sobre as concepções de liderança. São diversos os conceitos a respeito do
assunto, dentre estes, a liderança pode ser concebida como:
ALTERNATIVAS
A capacidade de exercer o poder sobre as pessoas fazendo prevalecer os objetivos organizacionais.
A capacidade de influenciar o comportamento de pessoas em prol de objetivos maiores, não se esquecendo,
também, dos objetivos individuais.
A capacidade de influenciar o comportamento de pessoas anulando os objetivos individuais.
O uso da influência coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo.
Nenhuma das alternativas está correta.
10ª QUESTÃO
No mundo atual, são diversas as áreas que têm buscado nas bases neurocientíficas conhecimento e suporte
para o desenvolvimento de práticas e estratégias que auxiliem no desenvolvimento do ser humano e
alcance de objetivos. Sobre o neurobusiness é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS
Um tema recente que vem ganhando espaço nas discussões e pesquisa que se voltam ao mundo organizacional.
São muitas as fontes encontradas sobre esse assunto.
É um assunto que não se enquadra para discussões em ambientes organizacionais.
É uma área que compreende unicamente a neurociência.
Nenhuma das alternativas está correta