ROTEIRO DE AULA PRÁTICA – DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Unidade: DESENHO DE COMPONENTES MECÂNICOS (2D E 3D)
Seção: Desenho assistido por computador: Comandos 3D
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Os objetivos de aprendizagem são:
Capacitar o aluno a desenvolver projetos tridimensionais/perspectivas;
Desenvolver margem e legenda em projetos mecânicos;
Praticar os comandos aprendidos na seção;
Criar desenhos projetivos: projeção ortogonal e perspectivas.
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Equipamentos:
• Desktop Lab Informatica – Positivo C6300
~ 1 aluno
SOLUÇÃO DIGITAL
• AUTODESK – INVENTOR (Software)
Autodesk – Inventor: O Inventor é um software CAD 3D da Autodesk que permite criar modelos
3D precisos de peças, montagens e desenhos técnicos. Ele oferece recursos de simulação e
visualização para ajudar a validar designs e criar documentação técnica.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
nsa
3
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Físico)
Atividade proposta:
A tarefa consiste em desenhar quatro perspectivas em uma mesma área gráfica/tela com a
representação de suas cotas em milímetros
Procedimentos para a realização da atividade:
A tarefa consiste em desenhar quatro perspectivas em uma mesma área gráfica/tela com a
representação de suas cotas em milímetros, conforme mostra a Figura 1. Os desenhos
precisam estar alinhados na parte inferior e equidistantes entre si, ou seja, com mesma medida,
como mostra a Figura 2. Essa medida deve ser escolhida pelo projetista. Para a construção das
perspectivas, fazer as extrusões das peças com 10 mm de largura. Na vista frontal de cada um
dos desenhos, escreva o número da peça acrescentando material com 1 mm em preto.
Fonte: o autor
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Fonte: o autor
OBS: As peças estão com cotas desnecessárias, ou seja, com cotas a mais, foi realizado desta
forma para facilitar a execução da tarefa.
Etapas a serem desenvolvidas para a realização da atividade:
– Passo 1: Criar uma nova peça no template métrico: padrão mm (.ipt), iniciar um esboço 2D e
selecionar o plano frontal (XY).
– Passo 2: Utilizar comandos disponíveis no software para desenhar os esboços com suas
devidas cotas.
– Passo 3: Verificar se os desenhos estão alinhados na parte inferior e se são equidistantes.
– Passo 4: Escrever ao lado de cada um dos desenhos o número da peça.
– Passo 5: Encerrar o esboço.
– Passo 6: Fazer as extrusões das peças com 10 mm de largura.
– Passo 7: Criar novo esboço na VF e fazer as quatro caixas de textos com os números das
peças.
– Passo 8: Fazer as extrusões dos textos com 1 mm de largura.
– Passo 9: Selecionar a extrusão no histórico e trocar a cor para preto.
– Passo 10: Salvar o arquivo.
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Checklist:
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente, sabendo diferenciar o nome de projeto, nome de pasta
e nome das peças
Procedimento/Atividade nº 2 (Físico)
Atividade proposta:
A tarefa consiste em desenhar o modelo 3D representado na Figura 3 em ferro fundido
Procedimentos para a realização da atividade:
A tarefa consiste em desenhar o modelo 3D representado na Figura 3 em ferro fundido.
Transformar as medidas apresentadas em m para mm. Além desenvolva o projeto em formato
A4, com a margem e legenda da disciplina.
– Preenchimento da legenda:
– Título do desenho: Suporte para eixo;
– Aluno: nome completo ou nome e sobrenome;
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– RA: registro acadêmico do aluno;
– Data: data de desenvolvimento da atividade;
– Escala: definida pelo projetista;
– Medidas: mm.
Fonte: o autor
Etapas a serem desenvolvidas para a realização da atividade:
– Passo 1: Criar uma nova peça no template métrico: padrão mm (.ipt) e iniciar um esboço 2D.
– Passo 2: Utilizar comandos disponíveis no software para desenhar o modelo 3D com suas
devidas cotas. No final, acrescentar a peça o material de ferro fundido.
– Passo 3: Abrir a folha formatada salva no template e editar a legenda clicando em ISO com o
botão direito do mouse no histórico do modelo e fazer o preenchimento. O único item que não
deve ser preenchido é o visto.
– Passo 4: Adicionar as vistas da peça (1° diedro) e a perspectiva do modelo. Defina o estilo de
visualização e adicione as cotas.
– Passo 5: Encerrar e salvar o esboço para avaliação
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente, sabendo diferenciar o nome de projeto, nome de pasta
e nome das peças.
Para alterar quantidade de algarismos depois da vírgula no ambiente (.ipt) vá na barra
ferramentas>configurações do documento>unidades. Deixar as cotas com apenas um
algarismo, conforme Figura 4.
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Fonte: o autor
Para alterar quantidade de algarismos depois da vírgula no ambiente (.dwg) dê dois cliques
sobre a cota. Na opção unidade primária é possível deixar as cotas sem nenhum algarismo
depois da vírgula e até com oito. A Figura 5 apresenta configuração para três casas.
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Fonte: o autor
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Checklist:
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente, sabendo diferenciar o nome de projeto, nome de pasta
e nome das peças
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Verifique o nível de aprendizagem de todos os alunos após a aula prática, solicitando a entrega
do material desenvolvido em sala por e-mail. Como sugestão solicite que o título do e-mail seja
nome e RA do aluno, pois existem alguns e-mails que não dá para identificar quem está emitindo
o conteúdo. A solução da atividade 1 está representada na Figura 6 e a solução da atividade 2
está representada na Figura 7.
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Unidade: 2
Seção: 2
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Roteiro
Aula Prática
2
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Unidade: SIMULAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS COMPONENTES DE UM
PROJETO.
Seção: Vista explodida e renderização
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Os objetivos de aprendizagem são:
– Capacitar o aluno a desenvolver imagens renderizadas;
– Criar vista explodida de montagens;
– Praticar os comandos aprendidos na seção
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Equipamentos:
• Desktop Engenharia Positivo Master D3400
~ 1 aluno
SOLUÇÃO DIGITAL
• AUTODESK – INVENTOR (Software)
Autodesk – Inventor: O Inventor é um software CAD 3D da Autodesk que permite criar modelos
3D precisos de peças, montagens e desenhos técnicos. Ele oferece recursos de simulação e
visualização para ajudar a validar designs e criar documentação técnica.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
nsa
3
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Físico)
Atividade proposta:
montagem do mancal
Procedimentos para a realização da atividade:
Sua chefia imediata solicitou que o projeto de montagem do mancal (Figura 1) que a equipe de
projetos desenvolveu na semana passada fosse renderizada e incluída a vista explodida da
montagem para uma apresentação na próxima reunião. Além disso, o gestor de projetos
também solicitou uma imagem em estilo de ilustração, ou seja, aparência de pintada à mão.
Como você, é responsável pela equipe, procure em seus arquivos a montagem para cumprir as
solicitações, ou recorra aos dados da peça a partir da Figura 2.39 do avançando na prática da
seção 2.1. A partir da montagem do mancal, criar a imagem renderizada e a vista explodida.
Fonte: o autor
Etapas a serem desenvolvidas para a realização da atividade:
– Passo 1: Abrir a montagem do mancal e na aba visualizar configurar o aspecto da imagem
(estilo visual: realista). Além disso, antes de começar a renderização, é necessário configurar o
acabamento da peça e escolher a visão que você quer ter da imagem, ou seja, se você quer
renderizar uma vista ou uma perspectiva
– Passo 2: Na aba ambientes, clique em Inventor Studio
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após clique em renderizar
e configure as abas: geral (estilo de iluminação: realces acentuados, saída:
pasta para salvar imagem e renderizador: manter padrão), depois clique em renderizar e
aguarde o
processo de definição da imagem.
– Passo 3: Salve a imagem renderizada.
– Passo 4: Crie uma nova apresentação usando padrão mm (.ipn), e carregue a montagem do
mancal,
caso feche a caixa que já abre automaticamente para a escolha da montagem, utilize o ícone
– Passo 5: Clique em posicionar componente
e siga os três passos para o correto posicionamento dos componentes: 1°) Selecione o
componente, ou seja, clicar no componente que fica em azul. Caso necessite selecionar mais
de um componente, mantenha a tecla Ctrl ativada; 2°) Selecione o sentido a partir dos eixos
(X,Y,Z) de deslocamento, quando selecionado fica em laranja, depois escreva o valor referente
à distância, se a direção for contrária à do movimento digitar menos antes do número para que
inverta a direção; 3°) Clica em OK no menu flutuante ou ENTER para finalizar o deslocamento.
Quanto aos valores para o deslocamento utilize a Tabela 1.
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Fonte: o autor
– Passo 6: Salve o vídeo da vista explodida para apresentações futuras
– Passo 7: Por último para gerar uma imagem na forma de ilustração, vá novamente na aba
visualizar
e escolha um dos formatos de ilustração, como por exemplo: aquarela
Solução da atividade 1: A Figura 9 apresenta o resultado da imagem renderizada, a Figura 10
mostra a vista explodida da montagem e a Figura 11 a visualização do modelo em estilo de
ilustração.
Fonte: o autor
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Fonte: o autor
Fonte: o autor
Checklist:
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente. Além disso, certifique-se que salvou todas as imagens
que
deverá repassar. Quanto a imagem em estilo de ilustração, ou seja, aparência de pintada à
mão,
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você pode utilizar qualquer um dos estilos disponibilizados pelo software: aquarela, ilustração
de
esboço e ilustração técnica.
Procedimento/Atividade nº 2 (Físico)
Atividade proposta:
Montagem do conjunto cintel, assim como cada um dos componentes com
suas medidas em milímetros
Procedimentos para a realização da atividade:
A Figura 2 apresenta a montagem do conjunto cintel, assim como cada um dos componentes
com
suas medidas em milímetros estão representados da Figura 3 à Figura 6. Construa as peças,
faça a
montagem com cada peça de uma cor, apresente a renderização da peça montada e a vista
explodida
com distância entre as peças de 20 mm. Usar a rosca ISO Metric Profile (tamanho:5;
designação:
M5x0,8 e classe: 6g para rosca externa e 6H para rosca interna).
Fonte: o autor
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Fonte: o autor
Fonte: o autor
Fonte: o autor
Fonte: o autor
ATENÇÃO: As roscas normalizadas no sistema internacional (ISO) apresentam classe 6g
(riscador e parafuso) para rosca externa e 6H para rosca interna (corpo).
Etapas a serem desenvolvidas para a realização da atividade:
– Passo 1: Desenhar todos os componentes cada um com uma cor diferente, conforme
solicitado na
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questão. Nas peças que possuem rosca, duas opções podem ser desenvolvidas para aplicar as
especificações de rosca, sendo:
– Após o furo pronto, clicar em rosca
Uma caixa se abre solicitando que você escolha a face, assim que selecionada já aparece a
rosca default do programa, como mostra a Figura 7. Contudo para configurar conforme dados
definidos para a rosca, selecione a aba especificação e faça os ajustes, como mostra a Figura
7b.
Fonte: o autor
Quando for fazer o furo já fazer a rosca simultânea, para isso, selecionar em furo roscado e
depois escolher as especificações dadas na questão, conforme Figura 8.
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Fonte: o autor
– Passo 2: Faça a montagem dos componentes, usando os comandos: junta ou restringir. O
guia deve ser montado com o rebaixo voltado para cima.
– Passo 3: Com a montagem aberta, vá na aba visualizar para configurar o aspecto da imagem
(estilo visual: realista). Além disso, antes de começar a renderização, é necessário configurar o
acabamento da peça, pois para a renderização, o acabamento faz toda a diferença, por isso,
acrescente acabamento nas peças que maximize o efeito da renderização. Também escolha a
visão que você quer ter da imagem, ou seja, se você quer renderizar uma vista ou uma
perspectiva.
– Passo 4: Na aba ambientes, clique em Inventor Studio
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Após, clique em renderizar e configure as abas: geral (estilo de iluminação: realces acentuados,
saída: pasta para salvar imagem e renderizador: manter padrão), depois clique em renderizar e
aguarde o processo de definição da imagem.
– Passo 5: Salve a imagem renderizada.
– Passo 6: Crie uma nova apresentação usando padrão mm (.ipn) e carregue a montagem do
cintel
– Passo 7: Clique em posicionar componente:
e siga os três passos para o correto posicionamento dos componentes: 1°) Selecione o
componente, ou seja, clica no componente que fica em azul. Caso necessite selecionar mais de
um componente, mantenha a tecla Ctrl ativada; 2°)
Selecione o sentido a partir dos eixos (X,Y,Z) de deslocamento, quando selecionado fica em
laranja, depois escreva o valor referente à distância, se a direção for contrária à do movimento
digitar menos antes do número para que inverta a direção; 3°) Clica em OK no menu flutuante
ou ENTER para finalizar o deslocamento. Foi solicitado que a vista explodida tenha distância
entre as peças de 20 mm e foi considerado o corpo como a posição zero. Logo os valores de
deslocamento estão apresentados na Tabela 2.
Fonte: o autor
ATENÇÃO: Como o guia tem 100 mm de comprimento, divide-se o valor ao meio e soma mais
de 20 mm, para gerar o deslocamento solicitado.
Passo 8: Por último, salve um vídeo da vista explodida
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Solução da atividade 2: A Figura 12 apresenta um passo a passo desenvolvido para montagem
do Conjunto Cintel, usando os comandos: junta ou restringir e a Figura 13 apresenta a
montagem do conjunto cintel no estilo de visualização sombreado (esquerda) e estrutura de
arame com arestas ocultas (direita), com o objetivo de verificar a precisão da montagem. A
Figura 14 apresenta o resultado da imagem renderizada e a Figura 15 mostra a vista explodida
da montagem com histórico do modelo.
Fonte: o autor
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Fonte: o autor
Fonte: o autor
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Fonte: o autor
Checklist:
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente. Além disso, certifique-se que salvou todas as imagens
que deverá repassar. Uma outra dica, é ficar atento ao montar o guia, que deve ficar
posicionado com o rebaixo para cima.
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Você pode solicitar a entrega do material desenvolvido em sala por e-mail, somente as imagens
salvas, ou um relatório explicando o desenvolvimento da atividade. Como sugestão solicite que o
título do e-mail seja nome e RA do aluno, pois existem alguns e-mails que não dá para identificar
quem está emitindo o conteúdo.
Unidade: 2
Seção: 3
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Roteiro
Aula Prática
2
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Unidade: SIMULAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS COMPONENTES DE UM
PROJETO.
Seção: Análises de Engenharia Auxiliada por Computador (CAE)
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Os objetivos de aprendizagem são:
– Capacitar o aluno a desenvolver análises CAE;
– Criar relatórios de resultados para validação de produtos;
– Desenvolver otimização de produtos;
– Praticar os comandos aprendidos na seção
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Equipamentos:
• Desktop Lab Informatica – Positivo C6300
~ 1 aluno
SOLUÇÃO DIGITAL
• AUTODESK – INVENTOR (Software)
Autodesk – Inventor: O Inventor é um software CAD 3D da Autodesk que permite criar modelos
3D precisos de peças, montagens e desenhos técnicos. Ele oferece recursos de simulação e
visualização para ajudar a validar designs e criar documentação técnica.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
nsa
3
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Físico)
Atividade proposta:
Projeto de uma chave combinada
Procedimentos para a realização da atividade:
A empresa que você trabalha solicitou o projeto de uma chave combinada (Figura 1), pede que
o relatório seja enviado a gerência o mais breve possível, para que o produto seja validado.
Faça o desenho do componente em software CAD e crie uma simulação em CAE, após salve o
relatório de resultados em Word (.docx) para envio a gerência. Os dados para a análise estão
representados na imagem, apresente os resultados sem glifos, pois é exigência da gerência.
Fonte: o autor
Etapas a serem desenvolvidas para a realização da atividade:
– Passo 1: Desenhar a chave combinada conforme medidas:
o Para fazer os eixos deslocados: crie um ponto com as medidas e depois faça as
circunferências, como mostra a Figura 2.
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Fonte: o autor
Para criar os arredondamentos: desenhe as circunferências com diâmetros solicitados, ou seja,
à esquerda com raio 47mm e à direita com raio 23 mm. Faça as circunferências e depois use o
comando tangencial, criando uma tangente entre a linha e a curva e uma tangente entre duas
curvas, como mostra a Figura 3.
Fonte: o autor
– Para recortar: selecione o ícone recortar
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Apare todas as linhas que não estão sendo utilizadas no seu desenho, como mostra a Figura 4.
Fonte: o autor
Para criar deslocamento: construa linhas a partir do centro da circunferência maior com
deslocamento de 17 graus, depois apague todas as cotas e clique no ícone deslocamento
Selecione a linha e dê a distância para os dois lados. Na direita 8,5 mm para cada lado e na
esquerda 7,5 mm (Figura 5).
Fonte: o autor
6
OBS: Caso necessite, usar o comando estender para estender as linhas a circunferência,
precisei usar na esquerda.
Para finalizar esboço e extrusão: por fim, usar o comando recortar até o esboço ficar pronto
(Figura 6), e extrudar a peça com 6 mm (Figura 7). Por fim, salve o componente.
Fonte: o autor
7
Fonte: o autor
Passo 2: Na aba ambiente clique em análise de tensão
Depois selecione o ícone criar estudo
Após isso, insira os recursos de preparação de um modelo para a análise, sendo: força de 500N
Restrição na boca maior
E material aço carbono
8
Fonte: o autor
Fonte: o autor
9
Fonte: o autor
Passo 3: Para desenvolver a análise clique no ícone simular
clique no botão executar e aguarde os resultados serem carregados. Lembre-se que foi
solicitado que os resultados estejam sem glifos, por isso, antes de mandar simular clique no
ícone:
Passo 4: (.docx), por isso, confi gure o formato da saída em texto enriquecido (*.rtf). Crie um
relatório dos resultados da simulação, para isto clique no ícone:
Salve todas as informações para analises. Não esqueça de acrescentar o título do projeto:
Projeto de chave combinada e o seu nome como engenheiro do projeto, para isto clique na
barra propriedades
e selecione o que deseja incluir no relatório. Também não esqueça de salvar o relatório em
forma de um documento do Word.
Solução da atividade 1:
A Figura 9 apresenta o resultado da análise CAE demonstrando o valor de tensão máxima (Von
Mises) e do deslocamento, como mostra a Figura 17.
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A Figura 18 apresenta a página inicial do relatório demonstrando todos os resultados
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Checklist:
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente. Além disso, certifique-se que salvou o relatório de
resultados em Word (.docx) para o envio.
Procedimento/Atividade nº 2 (Físico)
Atividade proposta:
Desenho de uma conexão aparafusada
Procedimentos para a realização da atividade:
Desenhe uma conexão aparafusada (Figura 11), em software CAD e depois crie uma simulação
em
CAE, por fim salve o relatório de resultados em Word (.docx). As medidas do eixo estão
representadas na Figura 12, e o furo é passante com diâmetro de 45 mm. Os parafusos,
arruelas e
porcas foram inseridas do centro de conteúdo
12
Fonte: o autor
Fonte: o autor
Etapas a serem desenvolvidas para a realização da atividade:
– Passo 1: Montar a conexão no software, como mostra a Figura 13. Os parafusos, arruelas e
porcas foram inseridas do centro de conteúdo, e suas especificações estão demonstradas na
Figura 11.
13
Fonte: o autor
Passo 2: Na aba ambiente clique em análise de tensão
e depois selecione o ícone criar estudo
após isso, insira os recursos de preparação de um modelo para a análise, sendo força de
1000N nos eixos das extremidades (Figura 14), restrição nas arestas das extremidades dos
diâmetros maiores (Figura 15) e material aço para o eixo e aço suave para os outros
componentes (Figura 16).
Acrescente pôr fim à gravidade:
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Fonte: o autor
Fonte: o autor
15
Fonte: o autor
Passo 3: Para desenvolver a análise clique no ícone simular, clique no botão executar e
aguarde os resultados serem carregados.
Passo 4: Crie um relatório dos resultados da simulação, para isto clique no ícone relatório, e
salve todas as informações para analises. Não esqueça de acrescentar o título do projeto:
Projeto de conexão e o seu nome como autor do estudo, para isto personalize a barra geral,
além disso, selecione o que deseja incluir no relatório. Também não esqueça de salvar o
relatório em forma de um documento do Word (.docx), por isso, configure o formato da saída
em texto em texto enriquecido (*.rtf).
Solução da atividade 2:
A Figura 9 apresenta o resultado da análise CAE demonstrando o valor de tensão máxima (Von
Mises) e do deslocamento, como mostra a Figura 19
16
17
A Figura 20 apresenta a página inicial do relatório demonstrando todos os resultados
18
Checklist:
Lembre-se de salvar o projeto na pasta adequada de tempos em tempos para evitar transtornos
caso o Inventor feche inesperadamente. Além disso, certifique-se que salvou o relatório de
resultados em Word (.docx) para o envio
RESULTADOS
Resultados de Aprendizagem:
Você pode solicitar a entrega do material desenvolvido em sala por e-mail, ou somente o relatório.
Como sugestão solicite que o título do e-mail seja nome e RA do aluno, pois existem alguns emails que não dá para identificar quem está emitindo o conteúdo
Soluções das atividades 1 e 2
Unidade: 3
Seção: 2
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Roteiro
Aula Prática
2
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA
NOME DA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO MECÂNICO
Unidade: DESENHO TÉCNICO COM REPRESENTAÇÃO DE TOLERÂNCIAS, JUNTAS
SOLDADAS E PEÇAS EM CHAPAS
Seção: Símbolos geométricos e tolerância geométrica
OBJETIVOS
Definição dos objetivos da aula prática:
Os objetivos de aprendizagem são:
– Identificar e aplicar a simbologia referente à tolerância geométrica em software Autodesk
Inventor;
– Aplicar o conhecimento dos princípios de tolerância geométrica identificando as vantagens de
sua utilização;
– Desenvolver projeto de componente mecânico aplicando os conhecimentos teóricos
INFRAESTRUTURA
Instalações – Materiais de consumo – Equipamentos:
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Equipamentos:
• Desktop Lab Informatica – Positivo C6300
~ 1 aluno
SOLUÇÃO DIGITAL
• AUTODESK – INVENTOR (Software)
Autodesk – Inventor: O Inventor é um software CAD 3D da Autodesk que permite criar modelos
3D precisos de peças, montagens e desenhos técnicos. Ele oferece recursos de simulação e
visualização para ajudar a validar designs e criar documentação técnica.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
3
nsa
PROCEDIMENTOS PRÁTICOS
Procedimento/Atividade nº 1 (Físico)
Atividade proposta:
Atividade consiste em modelar tridimensionalmente uma peça fornecida, após a modelagem, na
folha de desenho (arquivo .idw), o aluno deverá representar as vistas projetadas necessárias
para entendimento, bem como a vista em perspectiva. Na sequência, o desenho deverá ser
cotado e as tolerâncias geométricas indicadas nos desenhos
Procedimentos para a realização da atividade:
A atividade consiste em modelar os anéis externo e interno de um rolamento representado na
Figura 3.1 tridimensionalmente e, na folha de desenho (arquivo .idw), o aluno deverá
representar as vistas projetadas necessárias para entendimento, bem como a vista em
perspectiva. Na sequência, o desenho deverá ser cotado e as tolerâncias geométricas, bem
como estado de superfície, deverão ser corretamente indicadas nos desenhos. As informações
referentes às tolerâncias estão especificadas nas etapas a serem seguidas.
4
Fonte: o autor
Uma das sugestões de resposta é apresentada na Figura 3.5
Fonte: o autor
Checklist:
1. Modelar tridimensionalmente a peça apresentada na Figura 3.1;
2. Desenhar as vistas necessárias para a representação da peça;
3. Em relação às tolerâncias dimensionais, geométricas e estados de superfície do anel externo
do rolamento, considerar:
a) A pista do rolamento deve apresentar leitura no batimento radial de no máximo 0,003 mm em
relação à superfície referencial B do anel externo do rolamento;
b) A superfície referencial A deve apresentar leitura no batimento axial de no máximo 0,008 mm
em relação à superfície referencial B;
c) A superfície da pista do rolamento deve apresentar tolerância de circularidade de 0,01 mm.
d) A superfície B (região externa do anel) deve apresentar tolerância de circularidade de 0,005
mm e tolerância de perpendicularidade igual a 0,008 mm em relação à superfície referencial A.
e) A face oposta à superfície A deverá apresentar, em relação a essa superfície, uma tolerância
de paralelismo de 0,025 mm;
4. Em relação às tolerâncias dimensionais, geométricas e estados de superfície do anel interno
do rolamento, considerar:
f) A pista do rolamento deve apresentar leitura no batimento radial de no máximo 0,003 mm em
relação à superfície superior do furo de 85 mm de diâmetro;
g) A superfície referencial A deve apresentar leitura no batimento axial de no máximo 0,008 mm
5
em relação à superfície superior do furo de 85 mm de diâmetro;
h) A superfície da pista do rolamento deve apresentar tolerância de circularidade de 0,01 mm.
i) A superfície B (região interna do anel) deve apresentar tolerância de circularidade de 0,005
mm e tolerância de perpendicularidade igual a 0,008 mm em relação à superfície referencial A.
j) A face oposta à superfície A deverá apresentar, em relação a essa superfície, uma tolerância
de paralelismo de 0,025 mm;
k) A superfície indicada deve apresentar valor de rugosidade (Ra) igual a 8µm e a remoção de
material não é permitida;
l) O ajuste do furo do rolamento deve ser H6/j5 (extra preciso).
Procedimento/Atividade nº 2 (Físico)
Atividade proposta:
A atividade consiste em modelar tridimensionalmente uma peça fornecida, dentro de uma
situação problema e, após a modelagem, na folha de desenho (arquivo .idw), o aluno deverá
representar as vistas projetadas necessárias para entendimento, bem como a vista em
Perspectiva. Na sequência, o desenho deverá ser cotado e as tolerâncias geométricas
indicadas nos desenhos, conforme orientação do problema
Procedimentos para a realização da atividade:
O projetista responsável pelo desenho apresentado na Figura 3.2 não utilizou, ao fazer o
detalhamento do disco de freio de um automóvel, a indicação de tolerâncias geométricas e
dimensionais e o desenho foi liberado para a fábrica. Após a abertura de ordens de fabricação,
o analista da qualidade veio ao setor de engenharia com uma peça similar a apresentada na
Figura 3.3. O supervisor da engenharia, visando corrigir o problema, fez um esboço (Figura
3.4), especificando como o projetista deveria indicar as tolerâncias para que não houvesse mais
erros de fabricação

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