A Gestão da Qualidade é uma disciplina que envolve diversas atividades e ferramentas para que os objetivos
sejam alcançados de forma satisfatória. É por meio dela que as empresas identificam os pontos a serem
melhorados e desenvolvem planos de ação em que é possível gerir as entregas estabelecidas. Além disso, há
algumas ferramentas que possibilitam identificar quais são os problemas e organizá-los hierarquicamente
em ordem decrescente de priorização.
Fonte: PARDO, P. Gestão da Qualidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
A partir do exposto e de acordo com o conteúdo estudado sobre as ferramentas da qualidade, responda:
1. Qual é a ferramenta utilizada para priorizar os problemas? Responda, com suas palavras, em, no máximo,
cinco linhas, quais são os benefícios da utilização dessa ferramenta para os gestores?
2. A ferramenta 5W2H é utilizada para desenvolver um plano de ação. Os 5W2H representam as iniciais de
que palavras? Explique cada uma delas.
3. Qual é o objetivo da utilização da ferramenta brainstorming?
4. Em sua opinião, qual é a forma de aplicar o brainstorming: estruturado ou não estruturado? Justifique a
sua resposta.