TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
TÍTULO DO ARTIGO
Deve estar figurado no topo da página, em letras maiúsculas, centralizado, negrito. cor preta e sem
ponto final no final do título. Após o título, deixar duas linhas em branco entre o título e o nome do
autor.
1NOME DO AUTOR [INSERIR AQUI]
(Nome do autor: fonte Arial, tamanho 10, cor preto/automático, letras maiúsculas, texto alinhado à
direita, espaçamento entre linhas de 1,5, com dois espaços de 1,5 entre o nome do autor e o
tópico introdução)
1 INTRODUÇÃO
(Título do tópico: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, letras maiúsculas,
texto alinhado à esquerda, recurso tipográfico negrito, espaçamento entre linhas de
1,5, com um espaço de 1,5 para separar o título do texto) Apague o texto
explicativo.
O tópico introdução, deve conter os fundamentos do estudo. Seu objetivo é
situar o leitor no contexto da pesquisa, permitindo-lhe perceber o que será
analisado, o alcance da investigação e suas bases teóricas. Consiste em uma
descrição breve que contextualize sobre a pesquisa que será apresentada
O texto deve ser breve e claro e com referências bibliográficas,
apresentando a temática e justificativa do problema estudado. Nele também deverão
ser informados os objetivos gerais do trabalho realizado
A Introdução deve terminar com o objetivo geral do trabalho, com a intenção
de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver. A introdução deverá
conter entre 500 a 800 palavras.
(Texto: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, texto justificado, recuo
de 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Deixar dois espaços de 1,5 entre o
texto e o próximo tópico).
1 Acadêmico (a) do Curso de Biomedicina, EAD, Universidade Cesumar – UNICESUMAR. Emailjoseaugusto@gmail.com. (Exemplo)
As margens devem obedecer o
espaçamento conforme já se
encontram configuradas no template,
a saber:
Superior e erquerda: 3 cm
Inferior e direita: 2 cm
Apagar esse quadro.
Título: Deve ser
informativo e consiso
2
2 METODOLOGIA
(Título do tópico: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, letras maiúsculas,
texto alinhado à esquerda, recurso tipográfico negrito, espaçamento entre linhas de
1,5, com um espaço de 1,5 para separar o título do texto). Apague o texto
explicativo.
A Metodologia é a descrição detalhada das etapas e dos
procedimentos/recursos que serão utilizados no desenvolvimento da pesquisa. Será
limitada a 500 palavras.
(Texto: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, texto justificado, recuo de 1,25
cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Deixar dois espaços de 1,5 entre o texto e o
próximo tópico). Apague o texto explicativo e digite no espaço.
3 DESENVOLVIMENTO
(Título do tópico: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, letras maiúsculas,
texto alinhado à esquerda, recurso tipográfico negrito, espaçamento entre linhas de
1,5, com um espaço de 1,5 para separar o título do texto). Apague o texto
explicativo.
Parte fundamental do trabalho, deve ser elaborada seguindo padrões
acadêmicos, com argumentações científicas e respaldos teóricos-metodológicos.
Deve conter fundamentação teórica e os procedimentos utilizados para realização
da pesquisa e não há limites de palavras para esse tópico.
(Texto: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, texto justificado, recuo
de 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Deixar dois espaços de 1,5 entre o
texto e o próximo tópico). Apague o texto explicativo e digite no espaço.
Observações: Pode incluir até 2 figuras (foto, gráfico, tabela/quadro,
fluxograma, etc.)
3
Exemplos:
Gráfico 1 – Estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Pedagogia
Fonte: Dados da pesquisa
Tabela 1 – Distribuição dos domicílios, segundo faixas de renda, em salários mínimos per
capita (%) Maringá e Londrina
Faixas de renda Maringá Londrina
0 (s/renda declarada) 4,12 26,7
1 (até 0,5 SM) 3,11 8,7
2 (0,5 a 1 SM) 10,46 17,7
3 (1 a 2 SM) 24,25 20,0
Fonte: Santos e Gonçalves (2010).
Quadro 1 – Características das dimensões dos estilos de aprendizagem
Dimensão Perfil
Percepção
Sensorial: apreciam fatos e dados, são
concretos, práticos, metódicos e
detalhistas.
Intuitivo: gostam de símbolos,
diagramas, modelos, teorias,
inovações e são criativos. Lidam
melhor com a abstração e não com
detalhes.
Retenção
Visual: Tem maior facilidade na
recepção da informação em
representações visuais, como
diagramas, filmes imagens, gráficos,
entre outros.
Verbal: Possuem boa memória
auditiva, facilidade em lidar com
palavras escritas ou faladas e gostam
de fazer anotações.
Processamento
Ativo: Preferem estudar em grupos, de
maneira mais extrovertida e dinâmica
com experimentações que não
possibilitem a passividade do aprendiz.
Reflexivo: Preferem a reflexão para o
processamento. São teóricos e
gostam de trabalhar individualmente
com tempo e espaço para abstração
e levantamento de hipóteses.
Fonte: Silva, 2012
FIGURAS E GRÁFICOS
• Numeradas em sequência, por tipo, e inseridas
o mais próximo possível do texto a que se
referem;
• O título: Localizado na parte superior, em Fonte
Arial 11, alinhamento centralizado, espaçamento
entrelinhas simples, sem recuo na primeira
linha.
• Fonte ou nota explicativa localizada abaixo do
título na parte inferior, em Fonte Arial 10,
entrelinhas simples, alinhamento centralizado
TABELAS E
QUADROS:
• O título deve estar
localizado na parte
superior, em fonte
Arial 11, alinhamento
justificado;
• Espaçamento
entrelinhas simples,
sem recuo na
primeira linha;
• A fonte ou nota
explicativa deve estar
posicionada na parte
inferior, em fonte Arial
10, entrelinhas
simples, alinhamento
à esquerda;
• Quadros são
fechados nas laterais.
• Tabelas não são
fechadas nas laterais;
4
4 DISCUSSÃO
(Título do tópico: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, letras maiúsculas,
texto alinhado à esquerda, recurso tipográfico negrito, espaçamento entre linhas de
1,5, com um espaço de 1,5 para separar o título do texto)
Parte fundamental do trabalho, pautada no diálogo entre os resultados
derivados do objetivo único proposto e embasamento bibliográfico. Não há limites de
palavras para esse tópico
(Texto: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, texto justificado, recuo
de 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Deixar dois espaços de 1,5 entre o
texto e o próximo tópico). Apague o texto explicativo e digite no espaço.
4 CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
(Título dos tópicos: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, letras maiúsculas,
texto alinhado à esquerda, recurso tipográfico negrito, espaçamento entre linhas de
1,5, com um espaço de 1,5 para separar o título do texto)
A conclusão deve refletir a resposta ao objetivo proposto. Sendo
impreenscidível a inclusão das implicações práticas apontando como os resultados
da pesquisa podem efetivamente impactar no cotidiano social. Limite de 500
palavras.
(Texto: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, texto justificado, recuo
de 1,25 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. Deixar dois espaços de 1,5 entre o
texto e o próximo tópico). Apague o texto explicativo e digite no espaço.
REFERÊNCIAS (NÃO NUMERAR ESSA SEÇÃO)
(Título dos tópicos: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, letras maiúsculas,
texto alinhado à esquerda, recurso tipográfico negrito, espaçamento entre linhas de
1,5, com um espaço de 1,5 para separar o título do texto)
5
No tópico Referências, deve-se apresentar a relação das referências citadas
no artigo em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT. Deverão constar
APENAS os(as) autores(as) citados ao longo do texto, obedecendo as normas da
ABNT. Ressalta-se que a quantidade mínima de referências solicitadas é de 5
(cinco) autores.
(Texto: fonte Arial, tamanho 12, cor preto/automático, texto alinhado à esquerda,
sem recuo, espaçamento entre linhas simples [1,0], com um espaço de 1,0 entre as
referências)
Exemplo de texto:
BONINI, A. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. DELTA:
Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v.19, n.1, pp. 65-
89. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0102
44502003000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 abr. 2015.
GRANITO, R. A. N. Educação a Distância e Estilos de Aprendizagem:
Elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino. 2008.
257f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.
Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-29042008-
104506/publico/RobertaApNevesGranito.pdf. Acesso em: 10 jan. 2014.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. 3.
ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
MARTINS, G. D. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2.
ed. São Paulo: Atlas, 1994.
ATENÇÃO
Obs.: O relatório deve apresentar até 4 páginas, contando as
referências, e ser enviado no formato PDF