TRABALHO PIC – INTERVENÇÃO ABA

MODELO DE PIC
1: Que instrumento de avaliação você utilizaria para esse caso e por quê?
(de 2 à 5 linhas)
Para esta questão, solicitamos que seja elaborada a escolha do instrumento de
avaliação adequado para o caso fictício, por exemplo: VB-MAPP; ABLLS-R; AFLS;
ESSENTIAL FOR LIVING; entre outros. Justificando assim os critérios que, após
analisar o caso, coincidam com as necessidades do paciente.
Nome do(a) aluno(a)
2: Elabore um PIC de longo prazo (01 ano) para o caso, com 15 objetivos de
ensino. Lembre-se: os objetivos devem ser concisos, objetivos e descrever
quais habilidades serão alcançadas.
(Limite de 2 páginas)
1. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
2. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
3. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
4. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
5. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
6. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
7. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
8. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
9. Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
10.Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
Nome do(a) aluno(a)
11.Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
12.Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
13.Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
14.Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
15.Objetivo comportamental: Operacionalizado, mensurável, viável, dentro de um
contexto natural.
Nome do(a) aluno(a)
3: Elabore um currículo com 05 programas de ensino para alguns
comportamentos-alvos dos objetivos. Considere as letras A e B abaixo na
elaboração:
A – Dentro dos programas de ensino, deve haver, no mínimo, um programa voltado para
manejo de comportamento inapropriado e, no mínimo, um programa voltado para ensino de
fala.
B – Cada programa deve ter, no mínimo, os seguintes tópicos: estímulos discriminativos,
respostas esperadas, procedimento de ensino, critérios de aquisição, manutenção das
habilidades, passos de ensino e ajudas.
(Limite de 5 páginas)
PROGRAMA DE ENSINO – IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA
● ESTÍMULO DISCRIMINATIVO: Que é o estímulo diante do qual, o indivíduo deve se
comportar, que pode ser a instrução, outro comportamento, um estímulo visual
específico, entre outros, a depender do programa.
● RESPOSTA ESPERADA: Que é o que o indivíduo atendido deve fazer, qual o
comportamento esperamos dele naquele momento, que será seguido de um
reforçador caso seja de fato emitido.
● AJUDAS: Que é o apoio dado pelo aplicador para o atendido no caso de ele não
conseguir emitir a resposta diante somente do Sd. A ajuda é um Sd complementar,
que pode ser uma Ajuda Física Total (pegar o corpo do atendido e fazer por ele),
uma Ajuda Física Parcial (pegar o corpo do atendido e dar um leve toque e fazer
parcialmente por ele), uma Ajuda Gestual (fazer um gesto para indicar a resposta a
ser emitida), Ajudas Verbais também, como Ajuda Ecóica (falar o que o atendido
deve repetir), Ajuda Intraverbal (falar parto do que o atendido deve dizer ou algo
sobre a resposta verbal que ele deve emitir), Ajuda Oral-motora (só fazendo o
movimento da boca do que ele deve falar) entre muitas outras possibilidades.
Como a ajuda precisa necessariamente ser retirada para o atendido se comportar de
forma independente, então o programa deve prever como será sua utilização e
retirada.
Nome do(a) aluno(a)
● PROCEDIMENTO DE ENSINO: Que é o tipo de procedimento utilizado, tais como
Ensino por Tentativas (DTT), Ensino Incidental (IT), Encadeamento de Trás para
frente, Modelagem, Modelação, entre inúmeros outros.
● CRITÉRIO DE AQUISIÇÃO: Que é o nível de acerto independente para que se
considere que o indivíduo aprendeu aquela habilidade em certo nível, que é o
referencial para que ele mude de passo ou que encerre o programa e passe para o
próximo. Neste caso deve-se informar qual o percentual de acerto, em quantos
blocos, sessões ou dias de implementação.
● MANUTENÇÃO DAS HABILIDADES: Que é como o programa vai ser implementado
depois da aprendizagem do comportamento, para garantir que o comportamento
está firmemente estabelecido. Neste caso, deve-se informar quantas oportunidades
ao longo da manutenção e quando ela será finalizada (com que critério).
● PASSOS DE ENSINO: Que são os níveis de desempenho exigidos ao longo do próprio
programa, por exemplo, se estivéssemos ensinando alguém sedentário a correr, com
o objetivo de participar de uma maratona, o primeiro passo seria correr talvez 200
metros, o segundo passo 500 metros, e assim por diante, até a quilometragem de
uma maratona. Ou seja, os comportamentos que compõem os passos de uma
modelagem até o comportamento-objetivo final, que podem compor o nível de
dificuldade, a fluência da habilidade, a quantidade de estímulos diante dos quais o
indíviduo emita a resposta, entre outros.
Nome do(a) aluno(a)
4: Escolha um programa de ensino que você fez e elabore uma folha de registro
para ele.
(Limite de 1 página)
FOLHA DE REGISTRO
Paciente: Data:
Terapeuta: Legendas:
Hierarquia de ajuda:
Passo:
Tentativa

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